Available services

Escritura de sociedade de obrigação que entre si fazem os arrais António Bernardo Grilo e seus companheiros Alexandre Francisco Camarão e seus companheiros João Gonçalves Viana e outro, Manuel António Bio e outro todos desta vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0008/00046
Title type
Atribuído
Date range
1821-06-03 Date is certain to 1821-06-03 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 67 a 68v
Scope and content
Escritura de sociedade de obrigação que entre si fazem os arrais António Bernardo Grilo e seus companheiros Alexandre Francisco Camarão e seus companheiros João Gonçalves Viana e outro, Manuel António Bio e outro todos desta vila de Ílhavo. Aceitaram tanto os arraizes como seus companheiros não só em tudo o que pescavam ou seu produto mas tambem em outro qualquer benefício entre si que qualquer da campanhas ou seus arraizes fazem. Ficará aprovada quando todos estiverem juntos no Rio Tejo de modo a nenhum destes extraviarem nenhum peixe pois caso o acontecesse o sócio seria obrigado a dar a quantia de 480 réis para o monte e o arrais daquele sócio ou companheiro que souber do dito furto tera de dar 960 réis. O arrais António Bernardo Grilo ficaria obrigado a apresentar 2 redes a cada um dos ditos companheiros, Alexandre Francisco Camarão se obrigava a apresentar 2 e cada um e casa um dos ditos companheiros se obrigava a apresentar uma que tambem faziam, o arrais João Gonçalves Viana se obriga a apresentar 4 redes e o seu dito companheiro se obrigava a apresentar 2 quer faziam 6 e o arrais Manuel António Bio se obrigava a presentar 2 redes e o seu dito companheiro a apresentar uma fazendo um total de 3. Caso este ultimo não cumprir o estipulado o arrais fica submetido a ter eles de as fazer e de dar ao dito dono da rede que a lançar fora a quantia de 50 000 réis em metal e quem sair da campanha ficará sujeito a esta mesma condição. Hipotecam os seus barcos, redes e em particular mais bem comprados deles assim como se obrigam a ser um por todos e todos por um. Foram testemunhas Luís António Grilo desta mesma vila e Manuel José Rodrigues sapateiro do lugar do casal.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:31:44
Last modification
14/05/2019 11:06:47