Available services

Escritura de obrigação e confissão de dívida a razão de juros de 5 por cento e 50 por milhar que faz Luís da Costa Carola a sua mulher Rosa Maria da vila de Ílhavo ao capitão António Joaquim de Deus Ferreira Félix deste lugar de Alqueidão termo da mesma vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0008/00042
Title type
Atribuído
Date range
1821-05-03 Date is certain to 1821-05-03 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 60v a 62
Scope and content
Escritura de obrigação e confissão de dívida a razão de juros de 5 por cento e 50 por milhar que faz Luís da Costa Carola a sua mulher Rosa Maria da vila de Ílhavo ao capitão António Joaquim de Deus Ferreira Félix deste lugar de Alqueidão termo da mesma vila. Empréstimo de 100 000 réis em dinheiro com juros de 5 por cento a qual o dito devedor sente a obrigação de lhe pagar os devidos juros em cada um dos anos vencidos. O valor será pago enquanto o senhorio e seus herdeiros quiserem. Os devedores apresentariam uma garantia de pagamento, constituída particularmente 1 morada de casas em que vivem no pedaço da dita vila que partem do norte com José Pedro pequeno do sul com o carril público do nascente com Isabel Maria viúva de Mercelino Barboso e mais outra morada de casas lavradas da Rua do Pedaço que partem do norte com o carril público do sul com o beco e com Joaquim Simões negócio e da nascente com Bento Luís Veneza mais uma terra lavradia da Chousa da manga que leva de semeadura 4 alqueires que parte do norte com o caminho público que vai para a Chousa Velha da Ermida do sul com Ana que ficou de Tomé burrica da nascente com o caminho e aido de bento Luís veneza. caso os devedores não pagassem os seus fiadores seus sogros e pais Manuel Fernandes Pereira e sua mulher Aurélia Maria desta vila de Ílhavo hipotecavam em particular uma morada de casas terreas no sitio do pedaço que parte do norte do carril público que vai para a Chousa da manga do sul com viela e outra morada de casas dos ditos fiadores do nascente com José Pedro pequeno e outra moradia de casas terreas ao dito citio que partem do norte com o sitio pertencente a morada e a supra do sul com o carril público do pedaço do nascente com os próprios devedores. Foram testemunhas Manuel Nunes da Cruz o novo do lugar de Canissais de Nares termo da vila de Esgueira, assitente em casa do senhorio e Joaquim José Ferreira da Piedade de Espinhel assistente em casa do senhorio.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:31:44
Last modification
14/05/2019 11:06:47