Available services

Escritura de juros que faz Manuel João Nunes Vidal do lugar das Quintãs termo da vila do Eixo a Agostina de Sousa Lopes da cidade de Aveiro como tutor da filha órfã que ficou de José Ribeiro de Azevedo Leitão da mesma cidade da quantia de 85 500 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0008/00037
Title type
Atribuído
Date range
1821-01-16 Date is certain to 1821-01-16 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 54v a 56
Scope and content
Escritura de juros que faz Manuel João Nunes Vidal do lugar das Quintãs termo da vila do Eixo a [?] de Sousa Lopes da cidade de Aveiro como tutor da filha órfã que ficou de José Ribeiro de Azevedo Leitão da mesma cidade da quantia de 85 500 réis a 5 por cento de juros anuais. A quantia procedia das rendas das fazendas que a dita órfã tinha no dito lugar das Quintãs e da quantia que lhe emprestou para comprar uma junta de bois que ambas as parcelas fazem a dita quantia. O primeiro pagamento dos juros seria feito no ano seguinte e o montante emprestado poderia ser exigido pelo senhorio ou seus herdeiros a qualquer momento. Os devedores apresentariam uma garantia de pagamento, constituída particularmente um assento do seu aido e terra lavradia em que vive no lugar das Quintãs que parte do norte e poente com José Cavadinha do sul com o pinhal Manuel Francisco da nascente com a dita órfã mais uma terra lavadia com 2 alqueres de semeadura no dito lugar chamado de Chão de António Nunes que parte que parte do norte com a serventia que vai para os Ribeiros, do sul com fazendo de Pedro Francisco capador do nascente com Manuel Francisco Dias mais um Ribeiro do dito lugar que leva de semeadura 1 alqueire que parte do norte com o Ribeiro de Rosa filha de Maria bicha do sul com o Ribeiro da dita órfã e da nascente com o caminho que vai para [mamarao?]. O fiador Manuel Nunes Vidal o novo e sua mulher Maria dos Santos do lugar de Vale de Ílhavo de Cima termo da mesma vila no caso do devedor não pagar assegura como hipoteca de seus bens particularmente um assento de casas terreas com seu aido de terra lavradia com parreiras à roda e uma vinha tudo em Vale de Ílhavo de cima que parte do norte com Luís de Além o bexiga do sul e nascente com a estrada pública que vai para as moutas e do poente com sua irma Maria da Silva Caetana mais uma terra no campo largo do dito lugar que leva de semeadura 2 alqueres que parte do norte com Manuel Migéis, do sul com Manuel dos Santos e do nascente com Rosa dos Santos. Foram testemunhas Luís da Rocha baço marnoto assistente de Alqueidão e Fernando de Oliveira marnoto assistente de Alqueidão.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:31:43
Last modification
14/05/2019 11:06:47