Available services

Escritura de testamento que faz Maria dos Santos dos réis viúva de António da Cruz a brandaia desta lugar de Verdemilho termo da vila de Ílhavo a Perpétua Maria de Jesus mulher de Silvestre Simões preto do mesmo lugar.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0008/00033
Title type
Atribuído
Date range
1820-12-11 Date is certain to 1820-12-11 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 50 a 51
Scope and content
Escritura de testamento que faz Maria dos Santos dos réis viúva de António da Cruz a brandaia desta lugar de Verdemilho termo da vila de Ílhavo a perpétua Maria de Jesus mulher de Silvestre Simões preto do mesmo lugar. Maria dos Santos Reis faz o testamento aos segundos outorgantes por considerar que cuidaram de si enquanto esta tinha saúde e nas suas doenças até à hora da morte com todo o amor e caridade. Os mesmos ficam com os lugares da Canceira, Sesoloa, Chousa Velha consoante as terras lavradias e pinhal cujo é fureiro aos religiosos de São Domingos da cidade de Aveiro a qual estes terão de pagar um foro no dito prazo. A primeira outurgante que deve dividir todos os seus bens em partes iguais tanto pela dita sua filha como pelo seu filho João Ferreira [guel?] assistente do lugar do Bonsucesso termo da mesma vila de Ílhavo sendo os 2 únicos herdeiros. Os segundos outurgantes terão as seguintes condições: mandar rezar de uma só vez 3 missas uma delas no altar previligiado e todas pela sua alma; e que as missas serviam de esmolas pelo menos que as pudessem dizer, lhe pagassem todas as despesas do seu enterro e a sua filha deixava mais um [manteo?] de fraldinha preto em bom uso. Foram testemunhas José Maria Ferraz filho de António Lourenço Soares Ferraz de Torres deste mesmo lugar e da flha herdeira.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:31:43
Last modification
14/05/2019 11:06:47