Available services

Escritura de obrigação de dívida que fizeram Pedro da Rocha arrais da campanhia dos samagaios e outros a Jerónimo Pereira Borges da vila da Figueira. Sem juros e pela quantia de 132 880 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0005/00027
Title type
Atribuído
Date range
1816-04-27 Date is certain to 1816-04-27 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 55v a 58
Scope and content
Escritura de obrigação de dívida entre o senhorio Jerónimo Pereira Borges, da vila da Figueira, representado por Remígio António Bilhano e os devedores, Pedro da Rocha arrais, da companha dos samagaios, e sua mulher Rosária Joséfa, João Luís Fraco, procurador da mesma companhia, e sua mulher Joana Bizarra, e o companheiro José da Rocha Malhão, e sua mulher Rosa Maria, todos estes da vila de Ílhavo. A quantia de 132 820 réis, foi oficializada como dívida devida "de pão fiado que [os devedores] comerão da casa" do senhorio, no tempo em que a companhia trabalhou na vila da Figueira, a ser paga, sem juros, no máximo até 2 anos depois da data da escritura. Os devedores apresentariam garantias de pagamento particulares: Pedro da Rocha arrais e sua mulher Rosária Joséfa as suas casas em Espinheiro da vila de Ílhavo, delimitadas a norte com Luís Simões Chuva e a sul com Pedro do Félix; João Luís Fraco e sua mulher Joana Bizarra as suas casas no carril do Latarancha da vila de Ílhavo, delimitadas a norte com a viúva de Gaspar Fernandes Bizarro e a sul com António Bolé Vagos; e José da Rocha Malhão, e sua mulher Rosa Maria as suas casas no carril da Galega da vila de Ílhavo, delimitadas a norte com Francisco Ferreira Roque e a sul com Martinho José Domingues. Além disso, em conjunto, apresentavam também como garantia de pagamento, os aparelhos da companhia dos samagaios e 1 armazém ou palheiro na Cova de Labos. Foram testemunhas João Nunes Malaquias e José António da Paradela, de Alqueidão.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:29:36
Last modification
14/05/2019 11:06:47