Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro, feita na vila de Ílhavo, casa do padre Gabriel Nunes, entre o credor padre Gabriel Nunes e os devedores João Nunes e sua mulher, Maria Antónia, da vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0002/00034
Title type
Atribuído
Date range
1739-08-27 Date is certain to 1739-08-27 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 35v a 37
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro, feita na vila de Ílhavo, casa do padre Gabriel Nunes, entre o credor Pade Gabriel Nunes e os devedores João Nunes e sua mulher, Maria Antónia, da vila de Ílhavo. Foram emprestados 30 000 réis, a juros anuais de 5 por cento, começados a pagar 1 ano depois da data da escritura. Os devedores hipotecavam 1 chão, na Coutada, termo de Ílhavo, com capacidade de semear 2 alqueires e meio, delimitado a norte com Bento da Juliana de Alqueidão, que por sobrenome não perca, e a sul com António Simões, [filho?] [fo? abreviatura] da [preta?]; 1 terra, na Coutada [está escrito no dito lugar da Couta], com capacidade de semear 2 alqueires e meio, delimitada a norte com Luís de [Tomé?] Freire [ha?] Lagoa e a sul com Luís Gonçalves, filho de António Gonçalves de Alqueidão; as melhoras de 1 assento de casas, aido e pomar, delimitado a norte com Domingos Nunes e a sul com João António Carrancho; 1 leira de terra, no Casal de Alqueidão, com capacidade de semear 2 alqueires, delimitada a norte com Paulo André, filho de João André do [Mateira?] e a sul com Luís Gonçalves de Alqueidão. Foram nomeados fiadores Manuel André da Paula e a sua mulher Maria André, que hipotecavam 1 terra, no Corgo da Rainha, com capacidade de semear 2 alqueires, delimitada a norte com o padre [Pe abreviatura] Domingos Ferreira e outros e a sul com herdeiros de António Manuel [Castilhano?]; 1 assento de casas, onde viviam, no Espinheiro de Ílhavo, com seu aido, delimitado a norte com Domingos Ferreira Jorge e a sul com Luís Nunes; 1 terra, na Chousa do escrivão, com capacidade de semear 3 alqueires, delimitada a norte e a sul com Tomás Nunes. Foram testemunhas Manuel Gonçalves do [Garrido?] e Manuel André do Coelho, todos da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
23/04/2019 15:19:03
Last modification
14/05/2019 11:06:47