Available services

Escritura de doação e causa dotes entre os doadores António Manuel o [rível?] e sua mulher Maria Simões e os aceitantes seu sobrinho Manuel António Pequeno e sua mulher Lúcia Manuel, casados há pouco tempo, todos de Alqueidão.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0002/00013
Title type
Atribuído
Date range
1758-10-13 Date is certain to 1758-10-13 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 14 a 15
Scope and content
Escritura de doação e causa dotes entre os doadores António Manuel o [rível?] e sua mulher Maria Simões e os aceitantes seu sobrinho Manuel António Pequeno e sua mulher Lucia Manuel, casados há pouco tempo, todos de Alqueidão. Foi doado: 1 leira de terra, onde chamam as [Moutas?], com capacidade de semear 6 alqueires, delimitada a norte com Manuel Fernandes, filho do [Barreto?] e a sul com Luís Francisco, filho do [Picoro?], da Chousa Velha; 1 leira de terra, onde chamam as Cavadas, com capacidade de semear 7 alqueires, delimitado a norte com Manuel António [Cartaxo?] e a sul com Luís [Lesfo?] [abreviatura?] do Santana; 1 leira de terra, na Gândara, com capacidade de semear 3 alqueires, delimitada a norte com Manuel João do Casal das Madrugas e do sul com Maria Gonçalves, viúva que ficou de Ascenso Gonçalves Barroso, da Légua. Foi também doada 1 casa, no Casal, com árvores com e sem fruto, delimitada a norte com o caminho que vai para a vilda de Ílhavo e a sul com a levada que vem da vinha de André Gonçalves Borralho, a qual os aceitantes poderiam tomar posse apenas depois do falecimento dos doadores. As doações tinham outras condições para os aceitantes. Foram testemunhas [Ibmegins?] Alves e Sebastião João, [Vos? (abreviatura)] Manuel do [Rosal?], clérigo in minoribus de Salgueiro, filho de António da [Rocha?], Manuel Gonçalves, solteiro, filho de Ascenso Gonçalves e António Manuel Atraiçoado, todos desse lugar.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Notes
Parece haver um equívoco quanto à data, passando a ser 1738.
Creation date
23/04/2019 15:19:01
Last modification
14/05/2019 11:06:47