Available services

Escritura de fiança, obrigação e hipoteca, feita na vila de Ílhavo, paços do Concelho, entre Pero Gonçalves e sua mulher Maria Manuel, Domingos António e sua mulher Marta Manuel e Manuel André e sua mulher Isabel Manuel, irmãos e cunhados e moradores na vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0001/00027
Title type
Atribuído
Date range
1638-05-06 Date is certain to 1638-05-06 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 27v a 29
Scope and content
Escritura de fiança, obrigação e hipoteca, feita na vila de Ílhavo, paços do concelho, entre Pero Gonçalves e sua mulher Maria Manuel, Domingos António e sua mulher Marta Manuel e Manuel André e sua mulher Isabel Manuel, irmãos e cunhados e moradores na vila de Ílhavo. Estes queriam peticionar ao provedor da comarca para obter a tutoria e administração das legítimas e dos rendimentos de seu irmão e cunhado Manuel Afonso, solteiro e ausente, filho dos defuntos Manuel Afonso e sua mulher Isabel João, até este se casar ou emancipar. Foram nomeados fiadores, principais pagadores e fieis depositários da parte de Pero Gonçalves e sua mulher João Nunes e sua mulher Isabel [Nunes? (Nóis? abreviatura)], moradores na vila de Ílhavo, obrigando 1 chousa, onde chamam as Ramalhoas, com capacidade de semear 17 alqueires de pão, delimitada a norte com Manuel de Mariz e a sul com Domingos Manuel Escudeiro, avaliada em 50 000 réis. Foram nomeados fiadores, principais pagadores e fieis depositários da parte de Manuel André e sua mulher Manuel Simões e a sua mulher, moradores na vila de Ílhavo, que obrigavam 1 pedaço de chão, onde chamam o Carregal, delimitado a norte com estes herdeiros da [Coma?] e a sul com Pero Ribeiro, avaliado em 15 000 réis, 1 pedaço de chão, onde chamam o Peneiro Barbo, delimitado a norte com André Afonso e a sul com Miguel João, avaliado em 10 000 réis e 1 terra, na [rnota?] do [Monteiro?], delimitada a norte com os herdeiros do [Moncão?] e a sul com o [Sacragal?], avaliada em 10 000 réis. Foram nomeados fiadores, principais pagadores e fieis depositários da parte de Domingos António e sua mulher Domingos Manuel e sua mulher Maria Afonso, moradores na vila de Ílhavo, obrigando 1 serrado, onde chamam o Chouso, com capacidade de semear 12 alqueires de pão, delimitado a norte com os herdeiros da dita [Coma?] e a sul com o [agar?], avaliado em 50 000 réis. Foram testemunhas Roque, filho de Roque Manuel, lavrador e morador na vila de Ílhavo, e João Moço, solteiro, filho do mesmo Roque.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Notes
Fólios não visíveis, contagem do anotador
Creation date
23/04/2019 14:55:24
Last modification
14/05/2019 11:06:47