Available services

Escritura de compromisso e consento, feita em Verdemilho, termo de Ílhavo, casa do [sesenseado?] Manuel Mendes de barbuda, entre Manuel Mendes de Barbuda e sua mulher Maria Gomes, seu cunhado Manuel Gomes, solteiro, morador neste lugar, e João Gomes, morador na vila de Aveiro, por si e como procurador de sua mulher Isabel da Costa.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0001/00025
Title type
Atribuído
Date range
1638-03-10 Date is certain to 1638-03-10 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 25 a 26
Scope and content
Escritura de compromisso e consento, feita em Verdemilho, termo de Ílhavo, casa do [sesenseado?] Manuel Mendes de barbuda, entre Manuel Mendes de barbuda e sua mulher Maria Gomes, seu cunhado Manuel Gomes, solteiro, morador neste lugar, e João Gomes, morador na vila de Aveiro, por si e como procurador de sua mulher Isabel da Costa. A escritura de procuração detida por João Gomes era feita e assinada pelo tabelião da vila de Aveiro Domingos Martino [Gairo?] e datada de 25-02-1638. Dadas as partilhas de André Gonçalves Loureiro e sua mulher Maria Gomes, pai e mãe dos herdeiros, moradores que foram na vila de Aveiro, foi escolhido Tomé de Pinho da Maia, morador na vila de Esgueira, para cuidar das demandas necessárias e fazer de árbitro na divisão das partilhas em partes iguais. Foi nomeado como avaliadores dos [bens?] Mateus Gonçalves do Crasto e António Manuel, ou Álvaro [Enes?], de Alqueidão e Manuel Gonçalves Feitor, ou Domingos António [donado?] e seu irmão António Fernandes, caso os anteriores faltassem, pera que a uns e outros lhe davam os poderes ordinários e em Domingos Francisco para [escrever?] e tomar o toquante ao sobredito, e em falta dele em Luís Pinheiro. Foram testemunhas Tomás da Fonseca e Manuel, filho de Maria Simões, viúva, e André, filho de Margarida João, viúva.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Notes
Fólios não visíveis, contagem do anotador
Creation date
23/04/2019 14:55:23
Last modification
14/05/2019 11:06:47