Available services

Escritura de Caução por meio de hipoteca que faz Francisco Manuel Verdade e mulher desta Vila, a favor da Fazenda Nacional.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0040/00005
Title type
Atribuído
Date range
1899-12-16 Date is certain to 1899-12-16 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 6 a 8
Scope and content
Escritura de Caução por meio de hipoteca feita na Vila de Ílhavo, que fizeram como devedores, Francisco Manuel Verdade e mulher Rosa Maria de Jesus Faúlhe, doméstica desta Vila, a favor da Fazenda Nacional, representada pelo administrador efetivo, José Clemente Ribeiro, casado. E pelos sobre ditos devedores, foi declarado que por motivo de seu filho legitimo João Francisco Verdade, solteiro, de vinte anos de idade, se querer ausentar para o Brasil, e não podendo seguir viagem sem prévia caução legal a favor da Fazenda Nacional, posto que o mesmo estava sujeito ao serviço do exercito e assinado como mancebo recrutado pela freguesia de Ílhavo. Em virtude de tudo isso, hipotecaram eles seus pais a favor da Fazenda Nacional, como garantia da dita caução no valor de duzentos e cinquenta mil reis, uma morada de casas altas onde viviam, com seu aído de terra lavradia, sita na rua Nova desta Vila, que partia do norte e poente com José Nunes Ramos, do sul com a comporta pública e com Manuel da Comboia, e do nascente com referida rua Nova. Foram testemunhas, José Martins dos Santos, casado, proprietário; Manuel Maria Rocha, casado, alfaiate, e Manuel dos Santos Pinho Júnior, casado, serralheiro, todos moradores na Vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0040
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:23:01
Last modification
07/06/2017 10:26:30