Available services

Escritura de doação inter vivus com imediata transmissão de domínio e posse que fazem Luís Nunes Pinguelo Capela e mulher a sua filha Rosa de Oliveira Vidal e marido, todos desta vila, no 1.º de novembro de 1899.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0039/00001
Title type
Atribuído
Date range
1899-11-01 Date is certain to 1899-11-01 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 1-2v
Scope and content
Escritura de doação inter vivus, feita na vila de Ílhavo, Rua Direita, residência do Ilustríssimo Agostinho Ferreira Vieira, farmacêutico, entre os doadores Luís Nunes Pinguelo Capela e mulher Teresa de Oliveira Vidal, lavradores, e os donatários, a filha dos doadores Rosa de Oliveira Vidal e marido José Nunes Bastião, lavradores, todos residentes na vila de Ílhavo. Os doadores eram donos de um prédio composto por casas térreas de habitação, com pátio e aido lavradio contíguos e metade de um poço, na Rua das Cancelas, da vila de Ílhavo, sendo alodial, a confrontar do norte com viúva de Luís Francisco Morgado, da vila de Ílhavo, do sul, nascente e poente com caminhos. Os donatários ficavam com duas terças partes do dito prédio, sendo estas partes do lado poente, na linha divisória que separava o celeiro de uma das abegoarias, em linha reta até entestar no aido da viúva de Luís Francisco Morgado, a confrontar do norte com aquela viúva, do sul e poente com caminhos públicos e do nascente com o terço restante pertencente aos doadores. Todo o prédio pertencia aos doadores por compra a sua tia Maria Rosa Nunes do Couto, solteira, maior, da vila de Ílhavo. As duas terças partes do prédio valiam 550.000 reis e rendia anualmente 16.500 reis. Os donatários obrigavam-se a tratar bem dos doadores. Os doadores receberiam dos donatários, no dia de São Miguel de cada ano, tendo início em 1900, 225 l de milho bom. Quando algum dos doadores falecesse, a pensão seria reduzida para metade. A doação era feita por conta da legítima da donatária e que, por isso, seria obrigada a vir à colação no valor declarado, por óbito dos dadores (metade em cada óbito). Foram testemunhas António da Silva Bento, casado, negociante, da vila de Ílhavo, assinando pelos doadores, Calisto do Bem Barroca, viúvo, tamanqueiro, da vila de Ílhavo, assinando pela donatária, Jerónimo António, casado, jornaleiro, morador na vila de Ílhavo, assinando pelo donatário, José Maria Cândido da Silva e António de Oliveira, ambos casados, sapateiros e moradores na vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0039
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:22:36
Last modification
07/06/2017 10:26:30