Available services

Escritura de contrato antenupcial que fazem Manuel dos Santos Patoilo, solteiro, dos Moitinhos e Luísa da Rocha Deus, solteira, desta vila, ambos maiores, lavradores.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0038/00026
Title type
Atribuído
Date range
1899-10-12 Date is certain to 1899-10-12 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 24v-36
Scope and content
Escritura de contrato antenupcial, nesta vila de Ílhavo, pelo cônjuge, Manuel dos Santos Patoilo, solteiro, lavrador, morador nos Moitinhos, freguesia de Ílhavo, filho de João dos Santos Patoilo, já falecido e de Joana de Jesus, conhecida por Joana Relvas, do dito lugar dos Moitinhos e pela cônjuge Luísa da Rocha Deus, solteira, lavradora , moradora na rua Cimo de Vila, desta vila de Ílhavo, que é filha de Manuel da Rocha Braz, já falecido e Maria da Rocha Deus, desejando que o casamento seja feito com inteira separação de bens presentes e dos de que de futuro houverem ou adquirirem por sucessão ou por qualquer titulo gratuito, querendo que haja apenas comunhão aos que forem adquiridos por título oneroso. Se houverem filhos deste matrimónio, mas que não sobrevivam a eles seus pais, serão os bens da mesma forma incomunicáveis. Ao cônjuge pertencem-lhe bens por morte de seu pai e de sua tia Maria Nunes Vidal, mais uns bens que adquiriu por compra:uma terra lavradia sita no Atalho, próximo do Passadouro, limite de Ílhavo, que confronta do norte com Manuel Moço, do Cimo de Vila, do sul com José Martins de Carvalho, da Légua, do nascente com José Francisco da Silveira, dos moitinhos e do poente com a viúva de Luís Barrica, de natureza alodial, que comprou a Maria Rosa de Jesus, viúva de Manuel Rodrigues Testa, dos Moitinhos e outros; outra terra lavradia sita na Quintã, na Agra de Ílhavo, limite dos Moitinhos, que confronta do norte com Luís dos Santos Patoilo, do sul com Dionísio Campina, do nascente com Manuel Bernardo Balseiro e outros e do poente com Domingos Resende, desta vila, de natureza alodial. A cônjuge Luísa da Rocha Deus, possui os bens doados por sua mãe, pela morte de seu pai. Foram testemunhas, Manuel Nunes Ferreira Gordo e José António Paradela, ambos casados, proprietário, moradores nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0038
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:22:21
Last modification
07/06/2017 10:26:30