Available services

Escritura de caução por meio de hipoteca que fazem José Cândido dos Santos Carrancho e mulher, a favor da Fazenda Nacional, em 24 de março de 1899.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0036/00003
Title type
Atribuído
Date range
1899-03-24 Date is certain to 1899-03-24 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 4-5v
Scope and content
Escritura de caução por meio de hipoteca, feita na vila de Ílhavo, secretaria da administração do concelho de Ílhavo, entre o primeiro outorgante o Excelentíssimo José Clemente Ribeiro, casado, administrador do concelho de Ílhavo, e os segundos outorgantes José Cândido dos Santos Carrancho e mulher Luísa da Conceição Chuva, seareiros, todos moradores na vila de Ílhavo. O cunhado e irmão dos segundos outorgantes João da Rocha Deus Júnior, solteiro, de 22 anos, filho de João da Rocha Deus e mulher Maria Chuva, da vila de Ílhavo, pretendia ausentar-se para os Estados do Brasil. Por tal caso, e pelo mesmo ser mancebo, sujeito às disposições do serviço militar, os segundos outorgantes vinham apresentar uma caução por meio de hipoteca a favor da Fazenda Nacional, conforme a lei em vigor. A caução produzia os seus efeitos enquanto o mancebo fosse sujeito ao serviço militar, como soldado de segunda reserva, pertencente ao contingente de 1896 por Ílhavo. A caução para o mancebo gozar de plenos direitos era a quantia de 250.000 reis, hipotecando, para tal, os segundos outorgantes um assento de casas térreas, onde viviam, com aido lavradio contíguo, pátio, eira e poço, na Rua Nova da vila de Ílhavo, a confrontar tudo do norte com Maria Joana Borda de Água, viúva, do sul com Luís Anacleto e mulher, todos da vila de Ílhavo, do nascente com rua pública, e do poente com Manuel Francisco Marieiro Júnior, do Corgo Comum. O prédio era alodial, valia 500.000 reis, rendia anualmente 15.000 reis e pertencia aos segundos outorgantes, parte por legítima e doação de seus pais e parte por compra a seus irmãos e cunhados. O primeiro outorgante aceitava a caução. Foram testemunhas Manuel de Oliveira Vidal, viúvo, soldado reformado da guarda fiscal, morador na vila de Ílhavo, assinando por José Cândido dos Santos Carrancho, e Joaquim Carlos Bingre, casado, tamanqueiro, morador na vila de Ílhavo, assinando por Luísa da Conceição Chuva, José Maria Salgado, casado, carpinteiro, e Bernardo Rasoilo, casado, negociante, ambos moradores na vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0036
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:21:33
Last modification
07/06/2017 10:26:29