Available services

Escritura de partilhas amigáveis e doação que fazem José dos Santos Embonado, viúvo de Rosa Maria Pagona e seus filhos e genros abaixo mencionados, todos desta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0033/00018
Title type
Atribuído
Date range
1898-11-03 Date is certain to 1898-11-03 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 28v-30v
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis e doação, na vila de Ílhavo, por José dos Santos Enbonado e seus filhos e genros por morte de sua mulher, mãe e sogra Rosa Maria Pagona, moradora nesta vila. José dos Santos Enbonado fica com uma casa térrea com aido lavradio e mais pertenças sita na Agra das Cancelas, desta mesma vila, que confronta do norte com o caminho público, do sul com Augusto Pinto Bilelo, do nascente com a viúva de Manuel de Oliveira e do poente com Daniel Simões Vieira, de natureza alodial, no valor de trezentos mil reis. Joana Rosa Pagona, viúva, fica com a quantia de cem mil reis em dinheiro. Maria Pagona e marido fica com metade (do lado poente) de um prédio com seu pequeno pátio, mais pertenças, sito na rua das Cancelas, desta vila, que confronta do norte com servidão particular, do sul com a rua pública, do nascente com António Fernandes Matias e do poente com José André Senos, de natureza alodial, no valor (a metade) de cem mil reis. Maria Joana Pagona e marido ficam com a outra metade (do lado nascente) do prédio já descrito, no valor de cem mil reis. Os donatários, uma das filhas e marido ficam obrigados, de dois em dois meses, alternadamente, a sustentar o doador, segundo o seu estado de saúde e condição, dando-lhe alimentos, agasalho, cama, tratando-o como sempre têm tratado, no caso de doença suportam a despesas de médico e receituários. Foram testemunhas, Manuel dos Santos Poncho Júnior, casado, serralheiro e Calisto do Bem Barroca, viúvo, tamanqueiro, ambos moradores nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0033
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:20:51
Last modification
07/06/2017 10:26:27