Available services

Escritura de contrato antenupcial que fazem Manuel Ferreira Jorge e Maria da Conceição Nunes do Couto, ambos solteiros, lavradores, de maior idade, residentes nesta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0033/00002
Title type
Atribuído
Date range
1898-10-01 Date is certain to 1898-10-01 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 3v-5v
Scope and content
Escritura de contrato ante nupcial, na vila de Ílhavo pelo futuro cônjuge Manuel Ferreira Jorge, solteiro, lavrador, a cônjuge Maria da Conceição Nunes do Couto, solteira, lavradora e os pais do cônjuge, José Ferreira Jorge e mulher Maria Nunes do Couto, proprietários, todos moradores nesta vila. O contrato será em regime de separação de bens presentes e os que de futuro houverem ou adquirirem por sucessão ou por qualquer titulo gratuito, querem que haja comunhão apenas nos adquiridos por titulo oneroso e durante o seu matrimónio; se houver filhos deste matrimónio, mas que não sobrevivam a eles seus pais serão incomunicáveis havendo apenas comunhão de bens adquiridos por titulo oneroso durante o matrimónio. A futura cônjuge declara ser filha legítima de Manuel Nunes Pinguelo, o Roldão, já falecido e de Maria Nunes do Couto desta vila, sendo os bens que possui e que leva para o casal herdados por legítima de seu pai,de uma escritura de partilhas amigáveis feita no dia vinte e três de Abril de mil oitocentos de noventa e sete e todos os que herdou por inventário de sua tia Joana Nunes da Fonseca, casada com Tomé Simões, desta vila. Os pais do cônjuge doam um bocado de terra alta, conhecida pelo “Cerrado”, sita no Cimo de Vila, desta vila e levará de semeadura cento e vinte litros de trigo e confronta com eles doadores, do sul também com eles doadores, do nascente com José Domingues Largo Imaginário Júnior e do poente com José de Oliveira Pio, ambos desta vila, de natureza alodial, medindo de largura pelo nascente vinte e seis metros e quinze centímetros e pelo poente vinte metros e trinta e sete centímetros, também de largura, estando já confrontado e demarcado, proveio-lhes de herança de sua sogra e mãe Luísa Nunes do Couto, moradora nesta vila. Foram testemunhas, José Maria Cândido da Silva, sapateiro e João Leite Mónica, carpinteiro, ambos moradores nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0033
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:20:48
Last modification
07/06/2017 10:26:27