Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca que faz Luísa Ricoca, desta vila, a António Julião da Silva e mulher, residentes na Gafanha, desta freguesia.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0032/00024
Title type
Atribuído
Date range
1898-09-15 Date is certain to 1898-09-15 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 36 a 37
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca, sendo intervenientes, Luísa Ricoca, como credora, negociante, moradora nesta vila, casada com Paulo Nunes Guerra, atualmente ausente, embarcado como marítimo e, como devedores, António Julião da Silva e mulher Maria Rosa de Jesus, lavradores, residentes no lugar da Gafanha, Senhora da Encarnação, desta freguesia. E logo pelos devedores foi dito que receberam de empréstimo, da mão da credora, a quantia de 200 mil reis. Os devedores obrigavam-se a restituir toda esta quantia à credora e, enquanto não o fizessem, ficavam ainda obrigados ao pagamento de juros anuais à razão de 6 por cento. Davam como segurança de pagamento um prédio que se compõe de casas de habitação, com uma leira de terra lavradia contígua, de alto a baixo, e pinhal com seu terreno, tudo pegado, sito no lugar da Gafanha, Senhora da Encarnação, no local denominado “prazo do lago”, desta freguesia de Ílhavo, que confrontava a norte e nascente com António Luís Ferreira, da Gafanha, a sul com caminho público e a poente com a ria pública. A propriedade paga de foro anual 800 reis aos filhos do Excelentíssimo Conselheiro Senhor José Dias Ferreira, residentes em Lisboa. A propriedade poderia render anualmente 15 mil reis e o seu valor é de 500 mil reis. Foram testemunhas presentes, Manuel Procópio de Carvalho, casado, distribuidor postal, morador nesta vila, Manuel dos Santos Pinho Júnior, casado, serralheiro e Joaquim António Biu, casado, carpinteiro, ambos também moradores nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0032
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:20:31
Last modification
07/06/2017 10:26:27