Available services

Escritura de compra que faz Domingos Ferreira Branco, da Chousa Velha, a João Fernandes Leite e mulher, do Urjal, todos desta freguesia de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0032/00005
Title type
Atribuído
Date range
1898-07-26 Date is certain to 1898-07-26 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 6 a 7v
Scope and content
Escritura de compra, sendo intervenientes, Domingos Ferreira Branco, também conhecido por Domingos Ramígio, como comprador, casado, artista na Fábrica da Vista Alegre, morador no lugar da Chousa Velha e, como vendedores, João Fernandes Leite, carpinteiro e mulher Custódia Perpétua de Jesus, governanta de casa, moradores no sítio do Urja, todos desta freguesia de São Salvador de Ílhavo. E logo pelos vendedores foi dito que estavam justos e contratados com o comprador a venderem-lhe um prédio que se compõe de uma morada de casas com todos os seus pertences, sitas no limite desta freguesia, no local denominado Urjal, que confrontava a norte com a viúva de Domingos Fernandes Alegrete, da Chousa Velha, a sul com a viúva de Paulo Borges Malta, desta vila, a nascente e poente com caminhos públicos, pela quantia de 80 mil reis. Os vendedores disseram ainda que o prédio vendido encontrava-se hipotecado ao Reverendo Padre José Nunes Valente, desta vila, como segurança da quantia de 60 mil reis, que ele lhes havia emprestado por 2 títulos particulares, sendo 1 de 40 mil reis em 31 de Dezembro de 1893 e outro de 20 mil reis com a mesma data do anterior. Neste ato foi presente o dito Padre José Nunes Valente, presbítero, solteiro, da vila de Ílhavo, e por ele foi dito que já tinha recebido aquela quantia de 60 mil reis, pelo qual dá aos vendedores plena paga e quitação. Havendo por distratada a escritura e autorizando o cancelamento do registo de hipoteca. Foram testemunhas presentes, Manuel dos Santos Pinho Júnior, casado, serralheiro, morador nesta vila, Manuel André Senos, casado, empregado na Fábrica da Vista Alegre, onde reside, Sebastião António Silva, casado, escrivão de paz de Ílhavo e Joaquim José dos Santos, casado, lavrador, moradores nesta mesma vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0032
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:20:27
Last modification
07/06/2017 10:26:27