Available services

Escritura de partilhas amigáveis que fazem João dos Santos Rocha, viúvo, e seus filhos e genro abaixo mencionados, todos desta vila, em 28 de março de 1898.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0030/00037
Title type
Atribuído
Date range
1898-03-28 Date is certain to 1898-03-28 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 47-48v
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis, feita na vila de Ílhavo, Rua de Alqueidão, residência de João dos Santos Rocha, viúvo de Ana de Jesus de Oliveira, entre este, marnoto, aqui residente e os seus filhos e genro: Ana de Oliveira, costureira, e marido Manuel Nunes de Oliveira, marítimo, residente na vila de Ílhavo, na Rua de Alqueidão, Maria de Oliveira, solteira, governanta de casa, José dos Santos Rocha, solteiro, sapateiro, e João dos Santos Rocha Júnior, solteiro, marnoto, estes 3 também aqui moradores. Foram feitas as partilhas da mulher, mãe e sogra dos outorgantes Ana de Jesus de Oliveira, bens que eram 3 prédios: um composto por um assento de casas térreas com aido contíguo, na Rua de Alqueidão, onde viviam o viúvo e os 3 filhos, era alodial, confronta do norte com José da Silva Mateiro, do sul com Vitória, viúva de Manuel Papoilo, do nascente com viela de consortes e do poente com viúva de Manuel Nunes Pinguelo Roldão, valia 160.000 reis; outro composto por terra lavradia, na Valada, conhecida pela terra da Santa Maria, limite da vila de Ílhavo, a confrontar do nascente com Francisco Fava, do poente com Ana Ramos, do sul com caminho público e do norte com José Balseiro, sendo alodial, valia 51.000 reis; e o terceiro composto por um assento de casas térreas, com pequeno pátio, na Rua de Alqueidão, da vila de Ílhavo, a confrontar do norte com beco de consortes, do sul com viúva de Manuel Larica, do nascente com rua pública e do poente com Maria Rosa de Oliveira, viúva de José Gonçalves Galante, todos da vila de Ílhavo, sendo alodial, valia 211.000 reis. O total dos bens valia 422.000 reis, sendo divididos em 2 meações iguais, uma para o outorgante viúvo (211.000 reis), a outra subdividida em 4 quinhões iguais (de 52.750 reis) e distribuída pelos outros herdeiros. João dos Santos Rocha ficava com os dois primeiros prédios acima confrontados. Cada um dos 4 filhos da falecida ficava com uma quarta parte do terceiro prédio acima confrontado. Foram testemunhas João dos Santos Marcelo, solteiro, pescador, morador na vila de Ílhavo, assinando pelo outorgante viúvo, João Maria Soares, casado, marítimo, morador na vila de Ílhavo, assinando por Maria de Oliveira, solteira, João Fernandes da Silva, casado, ferreiro, e António Fernandes da Silva, casado, marnoto, ambos moradores na vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0030
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:19:50
Last modification
07/06/2017 10:26:25