Available services

Escritura de Partilhas amigáveis que entre si fazem Joaquim Felipe da Silva, viúvo e seus filhos e genros a baixo mencionados, das Moitas de Vale de Ílhavo de Cima e Ribas Altas da Ermida.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0029/00025
Title type
Atribuído
Date range
1898-01-24 Date is certain to 1898-01-24 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 32 a 34v
Scope and content
Escritura de Partilhas amigáveis, feita na Vila de Ílhavo, que entre si fizeram os herdeiros da falecida Maria dos Santos, também conhecida por Maria dos Santos Neta, esposa de Joaquim Felipe da Silva, seareiro. Os quais bens eram constituídos por um assento de casas térreas, com aído lavradio, sita no dito lugar das Moitas, que partia de norte com um quintal e com Manuel de Oliveira Vidal, do sul e nascente com rua pública, e do poente com Maria da Conceição dos Santos, viúva; um quintal contíguo pelo lado norte ao mesmo aído, que partia do norte com herdeiros de Manuel Simões de Abreu, do sul com aquele aído, do nascente com Manuel de Oliveira Vidal, e do poente com a mesma Maria da Conceição dos Santos, viúva. O valor desta meação foi dividido em duas meações, sendo uma para o viúvo, em pagamento da sua meação, como meeiro do casal, e a outra a subdividiram em sete quinhões de valores iguais, as quais constituíram as legitimas maternas dos sete filhos e representantes da falecida. A meação do viúvo ficou constituída por: todo o assento de casas e pátio contíguo e uma facha de terreno do aído, por detrás das ditas casas até ao poço, sendo esta facha de terreno obrigada a dar passagem de pé para a sorte do quintal, a qual sorte foi entregue a Maria Neta de Jesus; mais uma terça parte do quintal com todo o poço, o qual ficou nas mesmas duas terças partes do lado do nascente. Todos ficaram com direito à água do dito poço. Aos herdeiros Manuel Filipe da Silva, solteiro; Maria Rosa dos santos, viúva; João Felipe da Silva; Joana dos Santos e marido; António Felipe da Silva e Maria Joana dos Santos, ficou a pertencer o aído, que foi divido em seis sorte, menos a dita faixa de terra que ficou para o sobre dito viúvo. A Maria Neta de Jesus e marido ficaram com a terça parte restante do quintal do lado poente. Foram testemunhas, Manuel Procópio de Carvalho, casado, distribuidor postal, e João Ferreira Solha o Parola, casado, proprietário, todos residentes na Vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0029
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:19:17
Last modification
07/06/2017 10:26:25