Available services

Escritura de Doação inter vivus com imediata transferência de domínio e posse, que fazem Manuel Simões Novo, e mulher moradores na Coutada, a sua filha Maria de Jesus Ferreira e marido, residentes em vale de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0029/00023
Title type
Atribuído
Date range
1898-01-22 Date is certain to 1898-01-22 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 29v a 31
Scope and content
Escritura de Doação inter vivus com imediata transferência de domínio e posse, feita na Vila de Ílhavo, que fizeram como doadores Manuel Simões Novo, e mulher Teresa de Jesus Ferreira, lavradores, moradores na Coutada, a sua filha, como donatária, Maria de Jesus Ferreira e marido, José Pedro Ribas Novo, lavradores, residentes em vale de Ílhavo de Cima. Na qual doam à sua filha e marido, por conta da sua legitima, a metade (do lado norte) de uma terra lavradia com suas pertenças, sita no referido lugar da Coutada em frente à Capela, conhecida pela “Terra da Capela”, que partia de norte com João Simões Preto, do sul com Maria Rosa, viúva de José Simões da Rocha, ambos da Coutada, do nascente com praias de arroz de D. Maria, viúva do doutor António Ferreira [Santo] e Silva, de Verdemilho, e do poente com rua pública da Coutada, avaliada à época em duzentos mil reis, ficando a sobre dita donatária obrigada a ir à colação com aquele valor, após o falecimento dos doadores, na conformidade da lei, conferindo portanto metade do mesmo valor após a morte do primeiro doador e a outra metade após a morte do ultimo doador. Transferiram eles doadores o direito de domínio de direito; acção e posse para eles donatários. Foram testemunhas, Manuel António da Silva, casado, marítimo; José Diniz, casado, segundo cabo da Guarda-fiscal; Manuel Procópio de Carvalho, casado, distribuidor postal e João Gomes dos Santos Regueiro, solteiro, negociante, todos moradores na Vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0029
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:19:16
Last modification
07/06/2017 10:26:25