Available services

Testamento que faz João Rodrigues Vieira, casado com Maria da Cruz, morador no lugar e freguesia de São Pedro de Aradas.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0026/00036
Title type
Atribuído
Date range
1897-09-20 Date is certain to 1897-09-20 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 44 a 45v
Scope and content
Testamento que faz João Rodrigues Vieira, casado com Maria da Cruz, lavrador e morador no lugar e freguesia de São Pedro de Aradas. Determina que quando for o seu funeral que seja conforme os de sua freguesia, assim como que lhe mandem rezar missas em seu nome e de seus familiares e distribuam esmolas pelos mais necessitados 300 litros de milho bom, isto alem dos 15 litros de milho que já dispõe a favor de cada um dos pobres. De seu casamento, não teve filhos e deixa como seus herdeiros, seus irmãos: Maria Vieira, solteira e maior [de idade]; Teresa Vieira, solteira, maior [de idade], de São Bernardo; Joana Vieira, casada com Manuel Vieira, de Vilar; António Rodrigues de Vieira, casado, com outra Maria Vieira, de Oliveirinha; Francisco Rodrigues Vieira, solteiro, de São Bernardo e, ainda seus sobrinhos, filhos e filhas de sua irmã Rosa Vieira, de São Bernardo. Todos os seus bens serão distribuídos de forma igual, ao que respeita os quinhões e enquanto sua esposa for viva, terá o uso e disfruto dos mesmos bens. Foram testemunhas António Lopes Casal, solteiro, lavrador; Manuel Ferreira do Cabeço, casado, lavrador, moradores em São-Pedro de Aradas; António Manuel Branco, casado, lavrador, morador em Verde milho; Abel Batista, solteiro, lavrador; Francisco Batista, casado, lavrador, da Ribas da Picheleira; todos 5 maiores de idade e cidadãos portugueses.
Physical location
D6.E12B.P2.0026
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:17:47
Last modification
07/06/2017 10:26:23