Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca que faz Maria Vitória Tourega, a Manuel São Marcos e mulher, todos moradores nesta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0026/00034
Title type
Atribuído
Date range
1897-09-19 Date is certain to 1897-09-19 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 41v a 42v
Scope and content
Escritura de quitação e distrato que faz Francisco Simões Ratola, casado, proprietário, do Bom-Sucesso, a favor dos representantes dos falecidos Bernardo Francisco Faúlho e mulher, desta vila. Fora dito que Gualdino Calisto e maria Joana de Jesus Palavra, desta vila, casada, nesse tempo com o ausente há mais de 40 anos para o Brasil o dito Bernardo que teria sido constituída devedora da quantia de 100 mil reis [celebrada na escritura de 19 de Março de 1886] tendo hipotecado: uma casa térrea, de habitação e aido, com árvores de fruto contíguo, sito na rua do Casal, a confrontar do poente com a dita rua, nascente com Josefa Sapateira, viúva e filhos, norte com os herdeiros de Inácio dos Santos Malaquias, sul com a viúva e herdeiros de Manuel Nepomuceno Lima. À garantia deste contrato ficaram como fiadores Bernardo Francisco Faúlho e mulher Rosa de Viterbo de Oliveira Vidal, desta vila [hoje falecidos] e hipotecaram: uma terra lavradia sita na Salvada [ilegível] da Coutada, que parte do norte com José Domingues Largo Imaginário Sénior, sul com Manuel Tavares de Almeida Maia, nascente com caminho de consortes e poente com a quinta de Pedro Couceiro da Costa. Por estes terem falecidos ficaram a representar seus filhos, a saber: Vitória de Oliveira Vidal; Teresa de Oliveira Vidal; Maria Alexandrina de Oliveira Vidal; José Francisco Faúlho Júnior e Manuel de Oliveira Razoilo, todos casados e desta vila. Os devedores por terem, [na respetiva escritura] pago a dita quantia de 100 mil reis dão por quitado todo o valor. Foram testemunhas José Fernandes Pinto, casado, sapateiro; Sebastião António da Silva, casado, escrivão da paz de Ílhavo, ambos moradores nesta vila e maiores [de idade].
Physical location
D6.E12B.P2.0026
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:17:46
Last modification
07/06/2017 10:26:23