Available services

Escritura de partilha amigável e entrega de bens que fazem Maria Pereira, viúva de Joaquim Francisco da Silva e seus filhos e noras, abaixo mencionados, todos moradores nas Ribas Altas da Ermida, desta freguesia.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0026/00033
Title type
Atribuído
Date range
1897-09-17 Date is certain to 1897-09-17 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 39 a 41v
Scope and content
Escritura de partilha amigável e entrega de bens que fazem Maria Pereira, viúva de Joaquim Francisco da Silva e seus filhos e noras, todos moradores nas Ribas Altas da Ermida, desta freguesia. Seus filhos e noras a saber: António Francisco da Silva e mulher Ana Rosa de Jesus, seareiros; Luís Francisco da Silva e mulher Rita de Jesus, também seareiros. A primeira outorgante diz ser de sua livre e última vontade, por ter os 2 legítimos filhos, declarando que todos os bens do casal são de 600 mil reis, pertencendo a cada um dos seus filhos 300 mil reis. Os bens do casal compõem-se por: um assento de casas térreas e aido contíguo, com árvores de fruto e mais pertenças, sita nas Ribas Altas da Ermida, a confrontar do norte com Maria Cangueiras, sul e poente com Alberto Ferreira Pinto Basto, nascente com a rua pública no valor de 300 mil reis, de natureza alodial; um pinhal, seu terreno e vessada, tudo contíguo, isto na Água Fria, a confrontar a norte e poente com Alberto Ferreira Pinto Basto, nascente com Conceição Cangueiras e sul com José Fernandes Nuno, do Soalhal, no valor de 110 mil reis, também [de natureza] alodial; um pinhal e seu terreno, sito na Gândara da Domingas, limite desta freguesia, a confrontar do norte com João Nunes Alegrete, sul com herdeiros de António Francisco da Silva, nascente com António Maria Morgado e poente com o caminho público, no valor de 80 mil reis e também [de natureza] alodial; mais a quantia de 110 mil reis em dinheiro. Fica a pertencer à viúva: metade do prédio acima confrontado, que se compões de casas térreas, aido contíguo, árvores de fruto e mais pertenças, sito nas Ribas Altas da Ermida, no valor [a dita metade] de 150 mil reis; o pinhal e vessada contígua na Água Fria no valor de 110 mil reis; metade de seu pinhal e terreno, sito na Gândara da Domingas, no valor [a dita metade] de 40 mil reis. Aos seus dois filhos fica a pertencer: a outra metade do prédio de casas e aido, sito nas Ribas Altas da Ermida, no valor de 150 mil reis; metade do pinhal e terreno, sito na Gândara da Domingas, no valor de 40 mil reis e a quantia em dinheiro de 110 mil reis. Aos outorgantes António Francisco da Silva e mulher fica a pertencer a metade do prédio das casas e aido, sito nas Ribas Altas da Ermida, pelo valor de 150 mil reis. A Luís Francisco da Silva e mulher fica a pertencer: metade do pinhal e terreno sito na Gândara da Domingas, no valor [essa metade] de 40 mil reis e a quantia de em dinheiro de 110 mil reis. Foram testemunhas o Ilustríssimo José Manuel Rodrigues, solteiro, negociante; Manuel André Facão, casado, lavrador; José dos Santos Ribeiro Cristo, solteiro, proprietário; José dos Santos Vidal Januário, viúvo, proprietário, estes de Vale de Ílhavo e Sebastião António da Silva, casado, escrivão da paz de Ílhavo, morador nesta vila e todos maiores [de idade].
Physical location
D6.E12B.P2.0026
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:17:46
Last modification
07/06/2017 10:26:23