Available services

Escritura de doação inter vivus com imediata transferência de domínio e posse que faz Maria de Jesus Gonçalves Capitoa, viúva de António Simões Sarrico, a sua filha Rosa Capitoa e marido, todos moradores em Verdemilho.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0024/00015
Title type
Atribuído
Date range
1897-02-19 Date is certain to 1897-02-19 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 21v a 22v
Scope and content
Escritura de doação inter vivus com imediata transferência de domínio e posse, sendo intervenientes, como doadora, Maria de Jesus Gonçalves Capitoa, viúva de António Simões Sarrico, lavradora e, como donatária, a sua filha legítima Rosa Capitoa e marido José Ferreira Borralho, também lavradores, moradores no lugar de Verdemilho, freguesia de São Pedro de Aradas. E logo pela doadora foi dito que era de sua própria e livre vontade que doava com imediata transmissão de domínio e posse, à sua filha e genro, a sua morada de casas térreas com quintal, árvores de fruto, poço, eira, e mais pertences, onde a doadora vivia, sita no referido lugar de Verdemilho, freguesia de São Pedro de Aradas, que confrontava a norte com José Botelho, a sul com Bernardo da Graça Resende, a nascente com a rua pública e a poente com os segundos outorgantes. O valor de propriedade é de 900 mil reis. A doadora faz esta doação com a condição de poder continuar a viver na propriedade doada, sendo que fez esta doação pelo bem que os donatários lhe têm feito e como a têm tratado e espera que continuem a tratar, tanto no estado de saúdo como de doença, e mesmo porque, apesar de não viver com os segundos outorgantes, os mesmos lhe têm prestado todos os serviços que ela precisa, sendo que continuará a viver separada deles e, caso futuramente, resolva ir viver com os donatários se faria um documento em que se estabelecia as bases da convivência. Foram testemunhas presentes, Sebastião António da Silva, casado, escrivão do juízo de paz deste distrito, morador nesta vila, o Ilustríssimo Augusto de Oliveira Pinto, viúvo, proprietário e Procópio José de Carvalho, viúvo, empregado público, ambos também residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0024
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:16:42
Last modification
07/06/2017 10:26:22