Available services

Escritura de troca que fazem o [Excelentíssimo] Alberto Ferreira Pinto Basto, residente no Paço da Ermida, e Manuel Bernardo Balseiro, viúvo e outros, residentes em Ílhavo e Ouca.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0024/00001
Title type
Atribuído
Date range
1897-01-20 Date is certain to 1897-01-20 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 1 a 2v
Scope and content
Escritura de troca, sendo intervenientes, como primeiros outorgantes, o Excelentíssimo Alberto Ferreira Pinto Basto e esposa a Excelentíssima Dona Lucília Duarte Ferreira Pinto Basto, proprietários, aqui moradores e, como segundos outorgantes, Manuel Bernardo Balseiro, viúvo, proprietário, residente em Ílhavo e seus filhos e genro José Bernardo Balseiro, Manuel Bernardo Balseiro Júnior, solteiros, proprietários, moradores também em Ílhavo, e o Excelentíssimo Manuel de Almeida e Silva, proprietário e bacharel formado em direito, morador em Ouca, freguesia de Soza, comarca de Vagos, por si e como procurador de sua esposa Dona Maria Nunes da Graça, proprietário, maior, moradora no lugar de Ouca. E logo pelos primeiros outorgantes foi dito que eram possuidores de um prédio que se compõe de pinhal e parte de uma praia de estrumes e ervas e mais respetivos pertences, sita na Murteira, também conhecida pela Giganta, entre Ílhavo e a Vista Alegre, que confrontava a norte com os primeiros outorgantes, a sul e nascente com os segundos e a poente com os mesmos Pinto Basto e esposa, sendo o valor da propriedade de 50 mil reis. A parte da praia entesta pelo lado norte e poente num caminho de servidões, pertencente à mesma praia. E logo pelos segundos outorgantes foi dito que eram possuidores de duas propriedades de terreno inculto, sitas na Ermida, no local denominado a Bispa, limite desta freguesia de Ílhavo, constituindo essas duas propriedades um só prédio, tendo apenas [ilegível] no meio um outro terreno inculto pertencente aos herdeiros de Manuel Nunes Pinguelo o Paralta, do dito lugar da Ermida. A propriedade confrontava a nascente com vala pertencente aos primeiros outorgantes, a norte, poente e sul com os mesmos outorgantes, sendo o seu valor de 50 mil reis. Disseram os outorgantes que estavam justos e contratados a trocarem as referidas prorpiedades, sendo que os primeiros outorgantes dão aos segundos o prédio de pinhal e praia e recebem deles, segundos outorgantes, a propriedade de terreno inculto. Foram testemunhas presentes, Domingos dos Santos Capucho Júnior, casado, jornaleiro, morador na Carvalheira, desta freguesia de Ílhavo e Francisco Gonçalves de Melo, casado, proprietário, morador em Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0024
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:16:37
Last modification
12/08/2020 10:25:55