Available services

Escritura de Partilhas amigáveis que entre si fazem a viúva e herdeiros de António Domingos Lavrador, morador que foi nesta Vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0022/00028
Title type
Atribuído
Date range
1896-11-07 Date is certain to 1896-11-07 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 34 a 37
Scope and content
Escritura de Partilhas amigáveis feita na Vila de Ílhavo, que entre si fizeram os herdeiros de António Domingos Lavrador. Ficando a pertencer à viúva Ana da Silva, doméstica, a terça parte do único prédio constituído por um assento de casas térreas com pátio; poço; aído lavradio; árvores de fruto; eira e mais pertenças, sita na rua da Alagoa, que partia de norte com doutor António Frederico de Morais Cerveira, da casa de Alqueidão, do sul com estrada pública e com Manuel João da Lagoa, do nascente com viela dos Cães e com dito Manuel João, e do poente com Padre Domingos Ferreira Jorge; mais um bocado de aído e pátio com poço, em frente da referida casa de despejo. Ao filho José Domingos Lavrador, marenoto e mulher Luísa de Jesus de Oliveira, doméstica, residente na Lagoa de Ílhavo, ficaram a pertencer um bocado de aído lavradio que partia de norte com o doutor António Frederico de Morais Cerveira, do sul com Manuel Domingos Lavrador, do nascente com Viela dos Cães e do poente com o padre Domingos Ferreira Jorge. A Joana da Silva, lavadeira, viúva de Manuel Nunes de Castro o Rito, ficou a pertencer, na parte urbana, a saleta e uma outra pequena casa contigua a esta, tendo comunhão nas paredes da sala e corredor; na parte rústica ficou pertencendo um bocado do pátio em toda a largura da portaria da entrada, respeitante esta largura em linha reta e paralelamente em todos o seu comprimento com linha divisória do prédio pelo poente terminando aquela linha na distância de cinco metros e cinquenta e oito centímetros, contados do muro de cima da eira para norte, sendo esta distancia de cinco metros e cinquenta e oito centímetros de terreno ao aído lavradio. A Manuel Domingos Lavrador e mulher Maria da Silva, jornaleiros, residentes na freguesia de São Pedro de Aradas, ficou a pertencer, na parte rústica do prédio um bocado de aído lavradio, que partia do norte com herdeiro José Domingos Lavrador, do sul com os restantes herdeiros, do nascente com Viela dos Cães e do poente com padre Domingos Ferreira Jorge. E a Maria Rosa Marta de Jesus, doméstica e marido António Pereira Gateira, marenoto, ficaram a pertencer o restante, do lado poente, do pátio e aído bocado este que partia do norte com o herdeiro Manuel, do sul com rua pública, do nascente com a herdeira Joana, e do poente com padre Domingos Ferreira Jorge. Foram testemunhas, Manuel Procópio José de Carvalho, viúvo, distribuidor postal; Domingos Pereira Ramalheira, casado, alquilador; José Maria Cândido da Silva; casado, sapateiro; Jaime Augusto Catarino, casado, carpinteiro; José Maria Salgado, casado, carpinteiro; João Leite Mónica, casado, carpinteiro; Joaquim Carlos Bingre, casado, tamanqueiro; todos residentes na Vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0022
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:15:18
Last modification
07/06/2017 10:26:21