Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca e fiança que faz o reverendo Jacinto Tavares de Almeida, residente na Vista Alegre a Fernando da Costa, viúvo, residente na Légua de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0021/00031
Title type
Atribuído
Date range
1896-09-10 Date is certain to 1896-09-10 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 43v-44v
Scope and content
Escritura de empréstimo, na vila de Ílhavo, pelo credor, o reverendo Padre Jacinto Tavares de Almeida, solteiro, presbítero residente na Vista Alegre e pelo devedor Fernando da Costa, viúvo, mestre farinha, residente na Légua, desta freguesia, da quantia de seiscentos mil reis, à razão de juro de seis por cento, hipotecando por segurança uma propriedade que se compõe por casas de habitação com terra lavradia, azenha, árvores de fruto e mais pertenças, conhecida pela Azenha da Giesta ou Camarnal, sita na Légua, que confronta do norte com José Maria Gonçalves Fernandes Anchão, desta vila, do sul com João Velhas da Légua e José Fernandes Preceito, desta vila, do nascente com vários consortes e do poente com o pinhal denominado “o pinhal do Seco”, de natureza de prazo, foreira aos herdeiros do Excelentíssimo Rangel de Quadros, da cidade de Aveiro, com o foro anual de mil trezentos e vinte e quatro litros de trigo, que poderá render anualmente sessenta mil reis , com o valor venal de dois contos de reis. O devedor dá como fiador o Ilustríssimo Augusto de Oliveira Pinto, viúvo. Foram testemunhas, João Leite Mónica, casado, carpinteiro e José Fernandes Claro, casado, cortador de carnes verdes, ambos residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0021
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:11:47
Last modification
07/06/2017 10:26:21