Available services

Escritura de contrato ante-nupcial que fazem José Nunes Morgado, residente nos Moitinhos e Maria da Conceição dos Santos, residente nas Moitas, ambos viúvos, lavradores, da freguesia de Ílhavo; em 27 de janeiro de 1896.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0018/00010
Title type
Atribuído
Date range
1896-01-27 Date is certain to 1896-01-27 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 11v-12v
Scope and content
Escritura de contrato ante-nupcial, feita na vila de Ílhavo e cartório do tabelião, entre o primeiro outorgante José Nunes Morgado, viúvo de Rosa dos Santos, lavrador, residente no lugar do Moitinhos, e a segunda outorgante Maria da Conceição dos Santos, viúva de João Francisco Esmerado, lavradora, residente no lugar das Moitas, ambos da freguesia de Ílhavo. O primeiro outorgante era filho de Manuel Nunes Morgado, falecido à data da escritura, e de Luísa dos Santos, e a segunda outorgante era filha de Manuel Francisco da Silveira e de Joana dos Santos, falecidos à data da escritura. O casamento seria regido pela inteira separação de bens presentes e dos que de futuro adquirissem por sucessão ou por qualquer título fortuito (comunhão de bens adquiridos por título oneroso durante a constância do matrimónio). Caso houvesse filhos que não sobrevivessem aos outorgantes os bens seriam da mesma forma [incomunicáveis]. O primeiro outorgante trazia para os bens do casal todos os seus bens que lhe foram atribuídos por meação no inventário de menores, feito no juízo de direito e comarca de Aveiro e cartório do quinto ofício, por óbito de sua mulher Rosa dos Santos, à exceção de um bocado de terra lavradia, na Legua de Ílhavo, vendida a Gabriel Nunes de Oliveira Pio, da Legua, por escritura de 1894/01/25 deste tabelião. A segunda outorgante trazia para o casal todos os bens que lhe pertenciam por meação por óbito de seu marido João Francisco Esmerado, e aqueles que lhe pertenciam em legítima por óbito de seu pai Manuel Francisco da Silveira, constantes dos inventários de menores no juízo de direito da comarca de Aveiro e cartório do quarto ofício, exceto uma terra lavradia, pertencente à legítima paterna, que foi vendida a Domingos Simões Morgado, do Bonsucesso, por escritura de 1895/06/19 deste tabelião. Foram testemunhas Manuel Ferreira da Cunha, solteiro, farmacêutico, residente na vila de Ílhavo, assinando pela segunda outorgante, Luís dos Santos Arvelo, marítimo, e Joaquim Fernandes Mano, pescador, ambos casados, residentes na vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0018
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:10:26
Last modification
07/06/2017 10:26:19