Available services

Escritura de compra que faz José Bernardino da Silva, a Maria Vicência de Jesus, viúva de Manuel Gomes da Silva Valente, e a Henrique António de Abreu e mulher, todos residentes nesta vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0009/00007
Title type
Atribuído
Date range
1894-06-23 Date is certain to 1894-06-23 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 9 a 12
Scope and content
Escritura de compra, sendo intervenientes, José Bernardino da Silva, também conhecido por José do Adro, como comprador, casado, proprietário, residente nesta vila de Ílhavo e, como vendedores, Maria Vicência de Jesus, viúva de Manuel Gomes da Silva Valente, governanta de casa, e Henrique António de Abreu, carpinteiro, e mulher Ana Rosa da Silva Valente, padeira, todos residentes nesta vila de Ílhavo. E logo pelos vendedores foi dito que estavam justos e contratados com o comprador a vender-lhe um prédio, que se compõe de casa térrea, azenha, quintais e mais pertences, sito na Barroca, limite desta vila de Ílhavo, que confrontava a norte com caminho público, a sul e nascente com herdeiros do Doutor Luís dos Santos Regala e a poente com António de Oliveira, todos desta vila. A propriedade paga de foro ao Excelentíssimo José Reinaldo Rangel de Quadros Oudinot, da cidade de Aveiro, 662 litros e 7 decilitros de trigo galego, ao Ilustríssimo João António da Graça, desta vila, 141 litros, também de trigo galego e à Confraria do Santíssimo e Almas desta freguesia de São Salvador de Ílhavo 28 litros e 2 decilitros de igual trigo, com laudémio de quarentena, todos pagos anualmente. Esta propriedade foi vendida ao primeiro outorgante pela quantia de 2 contos e 600 mil reis, livres para eles vendedores de quaisquer direitos e impostos. A venda desta propriedade é feita em partes iguais, pois que, em partes iguais o possuíram: que o vendedor Henrique António de Abreu e mulher já receberam, da mão do comprador, a quantia de 1 conto e 300 mil reis e a vendedora Maria Vicência de Jesus recebeu igual quantia, ficando [ilegível] à vendedora a quantia de 500 mil reis, visto não estar o mesmo comprador para satisfazer à vendedora toda a parte que lhe pertence por este contrato, com juro de 5 por cento de juros anuais e com hipoteca do mesmo prédio aqui vendido. A propriedade rende anualmente 78 mil reis. Foram testemunhas presentes, João da Costa Carola, casado, oficial de diligências do juízo de direito de Aveiro, residente em Aveiro, Manuel de Oliveira Razoilo, casado, negociante, residente em Ílhavo, Manuel dos Santos Bodas, casado, carpinteiro, residente nesta mesma vila, José Manuel Rodrigues, solteiro, negociante, residente em Ílhavo, Manuel José de Pinho, casado, serralheiro e Manuel Maria da Rocha, casado, alfaiate, ambos residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0009
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:06:02
Last modification
07/06/2017 10:26:15