Available services

Escritura de Empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca e fiança que faz Raquel César Ferreira, desta Vila a Francisco Verdade Couto e mulher de Vale de Ílhavo de Baixo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0007/00022
Title type
Atribuído
Date range
1894-02-18 Date is certain to 1894-02-18 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 35 a 36v
Scope and content
Escritura de Empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca e fiança, feita na Vila de Ílhavo, que fez como credora Raquel César Ferreira a Francisco Verdade Couto e mulher Rosa Vieira dos Santos, lavradores, residentes em Vale de Ílhavo de Baixo, como devedores da quantia de duzentos e cinquenta mil reis, à razão de juro de seis porcento ao ano, que para garantia do pagamento da sobre dita quantia, apresentaram como fiadores Manuel Nunes do Couto e mulher Maria Luísa Vieira dos Santos, lavradores, residentes na Vila de Ílhavo, e hipotecaram a favor dos credores um assento de casas térreas, com aído de terra lavradia; árvores de fruto; poço e mais pertenças, sito em Vale de Ílhavo de Baixo, que partia de norte com António marques da Silva o Branco, e com vala de água da azenha, do sul com vertentes de água em madriz, do nascente com Henrique Vieira da Trindade e com eles devedores e do poente com António Gomes da Silva Valente, e ainda para melhor garantia do pagamento, hipotecaram os eles fiadores uma terra lavradia sita no “Nó do Barrigueiro”, limite da Vila, que partia do norte com Luís Nunes Pinguelo o Manco, do sul com António Simões Ratola, do nascente com estrada pública e do poente com Luís Nunes do Couto, no valor de trezentos mil reis. Foram testemunhas, José Francisco Morgado, casado, empregado na fábrica da Vista Alegre; Manuel André Facão, casado, lavrador; José Maria Cândido da Silva, casado, sapateiro, e António de Oliveira da Velha Júnior, casado, marítimo, todos residentes na Vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0007
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:05:39
Last modification
07/06/2017 10:26:14