Available services

Escritura de doação Inter Vivos com imediata transferência de demónio e posse que faz Maria de Jesus, viúva de Manuel Vieira Eusébio Novo, de Nariz.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0007/00017
Title type
Atribuído
Date range
1894-02-15 Date is certain to 1894-02-15 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 25v a 28
Scope and content
Escritura de doação Inter Vivus com imediata transferência de demónio e posse, feita na Vila de Ílhavo, que fez Maria de Jesus, viúva de Manuel Vieira Eusébio Novo de Nariz, por se achar debilitada e com avançada idade, repartindo desta forma os seus bens entre os filhos. A Manuel Vieira Eusébio Novo e mulher, uma terra lavradia sita nas Poças limite de Nariz, que partia de norte com Reverendo Padre Bernardo de nariz, do sul com caminho publico, do nascente e poente com o mesmo Padre; a João Vieira Eusébio Novo, solteiro, um prédio de casas térreas e aído com sua pertenças, sita na rua Direita do Cruzeiro, que partia de norte e poente com Mateus Vieira Eusébio Novo, do sul com Manuel Evaristo Luís Freire e do nascente com caminho publico; a Mateus Vieira Novo, solteiro, metade do prédio das casas e aído sita na rua Direita do Cruzeiro em Nariz, que partia de poente com Daniel Vieira Freire, do nascente com a outra metade já doada a João, do sul com Manuel Evaristo Luís Ferreira e do norte com o mesmo outorgante e com caminho publico. O portão principal que dava entrada para o prédio ficou com serventia comum, bem como um poço existente no mesmo prédio. Ficaram os estes donatários obrigados a dar anualmente à sua mãe, enquanto fosse viva, oito alqueires de milho bom; sete litros e meio de feijão graúdo; quinze litros de batatas; três mil reis para um porco; vinte litros de vinho; um carro de pinheiros para lenha; um molho de palha de trigo, cevada e aveia; três feixes bons de agulhas; dez mil reis em dinheiro, sendo ainda obrigados a cuidar bem dela, tanto na saúde como na doenças. A tudo foram presentes e assinantes, as testemunhas, Luís Carlos Bringue, casado, barbeiro, António da Cruz Paiva, casado, proprietário; Joaquim Mendes de Araújo, viúvo, negociante e Manuel do Bem Barroca, casado, lavrador, todos residentes nas Quintãs de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0007
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:05:37
Last modification
07/06/2017 10:26:14