Available services

Testamento que faz Maria Francisca, casada com Joaquim dos Santos Povoa [ilegível] da Gafanha [Gramata], freguesia e concelho de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0004/00067
Title type
Atribuído
Date range
1893-09-17 Date is certain to 1893-09-17 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 71 a 72v
Scope and content
Testamento que faz Maria Francisca, também conhecida por Maria Esgueirôa, casada com Joaquim dos Santos Povoa [ilegível] da Gafanha [Gramata], freguesia e concelho de Ílhavo e natural da Quintã de Vagos. Maria Francisca por se encontrar em seu perfeito juízo mas doente faz o seu testamento, no qual pede que quando falecer que o seu funeral seja feito segundo a sua freguesia e que sejam rezadas missas em seu nome e de seus familiares. Dispondo de seus bens temporais declara que foi casada em primeiras núpcias com António Domingues da Graça e em segundas núpcias [com quem se encontra casada atualmente] com Joaquim dos Santos Povoa. Por não deixar filhos de ambos os matrimónios, deixa metade dos seus bens, tanto no direito de propriedade como no usufruto a seu atual marido e a outra metade deixa a seus enteados Manuel José Povoa e irmã Maria Rosa, ambos solteiros, maiores de idade. Foram testemunhas José Nunes Ribau, casado, lavrador; António Julião da Silva, casado, lavrador; Manuel Ferreira Novo, casado, lavrador; Manuel Magueta [ilegível] Novo, casado, lavrador; Manuel pequeno Magueta, solteiro, lavrador; Germano Augusto Esteves, casado, seareiro, todos maiores de idade, cidadãos portugueses e do lugar da lagoa da Gafanha.
Physical location
D6.E12B.P2.0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:04:23
Last modification
07/06/2017 10:26:13