Available services

Escritura de partilhas amigáveis que entre si fazem a viúva e filhos de António de Pinho, por alcunha de Caio, residentes no Bom-Sucesso e Arada.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0004/00059
Title type
Atribuído
Date range
1893-08-15 Date is certain to 1893-08-15 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 56v a 58v
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis que entre si fazem a viúva de António de Pinho, o Maio, lavadeira e filhos genro e nora, a saber: António Simões de Pinho Maio, jornaleiro e mulher Maria de Jesus, governanta de casa, residentes no Bom-Sucesso e Arada; Maria de Jesus Maia, lavadeira e marido Francisco Joaquim da Cruz, jornaleiro, todos estes maiores de idade. Por ter falecido seu marido e seu pai e por não ter deixado as partilhas feitas, entre si os ditos outorgantes partilham amigavelmente, ficando a pertencer uma parte à dita viúva e a outra quarta parte a seus filhos. Dividem umas casas térreas, em mau estado, com seu quintal, poço, árvores de fruto e mais pertenças sito no Bom-Sucesso a confrontar tudo a norte com José Poupa, sul e nascente com as ruas públicas e poente com Manuel Lopes, alodial e fazem a partilha da seguinte forma: fica a pertencer a viúva, metade do prédio, sendo uma parte que lhe fica a pertencer do lado do poente, a confrontar da nascente com a outra metade, sul com a rua pública, norte com José Pompa e poente com o dito Manuel Lopes, estando já demarcada e dividida. Fica a pertencer a António Simões de Pinho Maio e mulher a quarta parte [do lado do norte] do referido prédio, confrontada a quarta parte do norte com José Poupa, sul com a restante quarta parte que vai ser aformalada à co-herdeira Maria de Jesus Maia e marido. Fica a pertencer a Maria de Jesus Maia a restante quarta parte do prédio, tudo poderá render anualmente 2 mil e 500 reis e de valor venal de 80 mil reis. Foram testemunhas Francisco Batista; Manuel Ferreira Gordo Cardoso, ambos casados, lavradores e deste lugar e José maria da Silva das Ribas da Picheleira; Manuel Pereira Bixirão, casado, jornaleiro; Domingos Pereira Tavares, solteiro, carpinteiro, todos maiores de idade e residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:04:19
Last modification
07/06/2017 10:26:13