Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca que faz Manuel Marques da Silva da Lavandeira de Soza a Maria da Silva, viúva e sua filha Ana Rosa da Silva, ambas padeiras de Vale de Ílhavo de Cima.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0004/00015
Title type
Atribuído
Date range
1893-05-08 Date is certain to 1893-05-08 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 14 a 15
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca que faz Manuel Marques da Silva, casado, proprietário e residente no lugar da Lavandeira de Soza a Maria da Silva, viúva de Manuel José Ferreira Solha e sua filha Ana Rosa da Silva, ambas padeiras de Vale de Ílhavo de Cima a quantia de 127 mil reis a juro anual de 6 por cento, bem com títulos honorários no valor de 15 mil reis em atos necessários. A devedora Maria da Silva como garantia de seu pagamento hipotecavam uma casa térrea com seu pátio, logradouros e mais pertenças sito em Vale de Ílhavo de Cima, desta freguesia que parte do norte com José António Santo, sul com Maria Nunes da Cruz, nascente com rua pública e poente com a levada da água, é alodial e rende anualmente 3 mil reis e de seu valor venal de 100 mil reis. Ana Rosa da Silva, solteira, hipoteca a quarta parte que lhe pertence em um prédio de terra lavradia e suas pertenças, sito nas Moitas, limite desta freguesia que parte do norte, todo o prédio, com o caminho de vários consortes, sul com o caminho público, nascente com Joaquim Rodrigues Valente e poente com o caminho público, sendo alodial, que pode render anualmente 3 mil reis e de valor venal de 100 mil reis. Foram testemunhas Alfredo José dos Santos, casado, alfaiate; Joaquim Simões Ramos, casado, negociante, ambos residentes nesta vila; Albino de Oliveira Pinto, casado, negociante; António da Silva Nina, casado, lavrador, ambos também residentes nesta vila e maiores de idade.
Physical location
D6.E12B.P2.0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:04:10
Last modification
07/06/2017 10:26:13