Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca e fiança que faz Francisco Simões Ratola, do Bom-Sucesso, freguesia de São Pedro de Aradas, a Manuel Marques da Silva e mulher da Lavandeira, da freguesia de Soza.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0004/00014
Title type
Atribuído
Date range
1893-05-04 Date is certain to 1893-05-04 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 13 a 14
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca e fiança que faz Francisco Simões Ratola, casado, proprietário e residente no Bom-Sucesso, freguesia de São Pedro de Aradas, a Manuel Marques da Silva e mulher Matilde de Almeida Barreto, proprietário e residente na Lavandeira, da freguesia de Soza e ainda como fiadores Domingos da Silva Valente e esposa Maria da Rocha Valente, proprietários e residentes em Vale de Ílhavo de Cima, desta freguesia a quantia de 400 mil reis e enquanto os devedores não procederem ao dito pagamento a juro de 5 por cento ficando ainda o dito devedor obrigado a pagar as eventuais pagamentos que seriam necessários pela escritura. Para asseguram o seu pagamento os devedores hipotecam os seguintes prédios que fazem parte da Chousa do Escrivão, próximo de Vale de Ílhavo de Baixo que parte do norte com os Excelentíssimos Rocha Frandinhos, sul com o caminho público, nascente com José Nunes Pinguelo, o Paralta da Ermida e do poente com Manuel dos Santos de Vale de Ílhavo de Cima, é alodial e rende anualmente 8 mil reis e de valor venal de 250 mil reis. Proveio a eles devedores por legítima materna, uma terra lavradia sita na Lagoa do Mau próximo também de Vale de Ílhavo de Baixo que parte do norte com Maria Alves, viúva de Manuel José Cardoso, sul com o caminho público, nascente com Manuel Nunes Pinguelo o Roldão e poente com Manuel Nunes Marto e outros e também alodial, que pode render anualmente 11 mil reis e tem de valor venal 350 mil reis. Os fiadores também ficariam obrigados a assegurar o pagamento dos devedores hipotecando os seus bens em geral e à escola do credor. Foram testemunhas Alexandre Maria Neves, casado, pescador [ilegível] e residente em Ílhavo; Albino de Oliveira Pinto, casado, proprietário e residente também nesta vila; Manuel Nunes Ferreira Gordo, casado, proprietário e José Maria Cândido da Silva, casado, sapateiro, ambos residentes nesta vila e todos maiores de idade.
Physical location
D6.E12B.P2.0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:04:10
Last modification
07/06/2017 10:26:13