Available services

Escritura de compra que faz Manuel António da Silva a Cipriano Mendes e mulher, todos residentes nesta vila, em 28 de janeiro de 1893.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00069
Title type
Atribuído
Date range
1893-01-28 Date is certain to 1893-01-28 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 63v-65
Scope and content
Escritura de compra, [feita] nesta vila de Ílhavo e cartório [do tabelião], [onde] foram pessoalmente presentes de uma parte como primeiro outorgante comprador Manuel António da Silva, casado, marítimo, residente [à data da escritura] nesta vila de Ílhavo, e da outra parte, como segundos outorgantes vendedores aquele dito Cipriano Mendes e mulher Inocência Pereira de [Águeda], negociantes, aqui residentes. [Foi comprada] uma morada de casas altas de habitação, sitas nesta Rua do Espinheiro, desta vila e freguesia de S. Salvador de Ílhavo, a confrontar do norte com Luís Pereira da Bela, do sul com servidão de consortes, do nascente com Maria Vitória, viúva de João Fernandes Pereira e do poente com eles vendedores. [A morada era] alodial, [podia] render anualmente dois mil e quinhentos reis e [era comprada] pelo preço de setenta mil reis. Entre a casa vendida e a casa pertencente a Maria Vitória, viúva de João Fernandes Pereira e herdeiros de Rosa Maria de Jesus, existia uma viela, que era servidão da mesma casa [vendida]. [Os vendedores adquiriam] este prédio vendido por compra que fizeram a Eduardo Catarino e mulher, residentes [à data da escritura] em Viseu, [por] escritura feita na nota do tabelião Fortuna da cidade de Aveiro, em vinte e [dois] de junho de mil oitocentos e noventa, [onde constava] que os mesmos Eduardo Catarino e mulher haviam concedido a Rosa Maria de Jesus, falecida [à data da escritura] e representada por aquela Maria Vitória de outros, permissão para ela edificar uma pequena casa com telhado na referida viela e de introduzir alguns barrotes na dita pequena casa na parede do mesmo prédio [vendido], com a condição porém dos segundos outorgantes não perderem o direito de servidão da mesma viela, para [reparar] quando preciso for, as beiras da casa vendida e a sua parece, e fazerem na mesma casa os reparos e concertos que ela precisar, [direitos que passaram para os compradores]. [Foram pagas as despesas inerentes à oporação]. [Foram] testemunhas Joaquim Domingues Magano Jerovia, casado, marítimo, residente nesta vila de Ílhavo, que assina a rogo da vendedora, João Francisco da Rocha, casado, serralheiro, e José Simões Teles, casado, marítimo, ambos também residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:21
Last modification
07/06/2017 10:26:12