Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca que faz o [Ilustríssimo] João António da Graça, a Maria de Jesus viúva de Joaquim de Castro Paradela, ambos residentes nesta vila de Ílhavo, em 22 de janeiro de 1893.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00065
Title type
Atribuído
Date range
1893-01-22 Date is certain to 1893-01-22 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 59v-60v
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca, [feita] nesta vila de Ílhavo e cartório [do tabelião], [onde] foram pessoalmente presentes de uma parte como primeiro outorgante credor o [Ilustríssimo] João António da Graça, casado, proprietário e negociante, e da outra parte, como segunda outorgante devedora, Maria de Jesus, viúva de Joaquim de Castro Paradela, lavradora, ambos residentes nesta vila de Ílhavo. [Foi emprestada] a quantia de trezentos mil reis, [a um] juro anual na razão de seis porcento, [vencido desde a data da escritura]. [A devedora hipotecava] uma terra lavradia, sita no Bolho, ao pé da Malhada desta vila, limite desta freguesia, a confrontar do norte com Francisco Fava, do sul com José Gonçalves dos Anjos, do nascente com José dos Santos Batel e do poente com caminho de carro e a [ria] pública, [era] de natureza de prazo, foreira à Confraria do Santíssimo desta freguesia, à qual, se [pagava] o foro anual de setecentos reis, [podia] render anualmente doze mil reis, e [calculava] o seu valor venal em quatrocentos mil reis, e uma terra lavradia, sita na Chousa Nova de Cima, limite desta mesma freguesia, a confrontar do norte com servidões de consortes, do sul com João António Cartaxo, do nascente com João [Coitada] da Lagoa e do poente com João [Beláz], do lugar da Légua, [era] alodial, [podia] render anualmente quatro mil e quinhentos reis e [calculava] o seu valor venal em cento e cinquenta mil reis. [Foram pagas as despesas inerentes à operação]. [Foram] testemunhas Manuel Procópio de Carvalho, casado, distribuidor postal, residente nesta vila, que assina a rogo da devedora, João Maria Barreto, solteiro, negociante, e Alexandre de Oliveira, casado, sapateiro, ambos também residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:21
Last modification
07/06/2017 10:26:12