Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca que faz João dos Santos Marnoto o Rainha, a Maria da Ascensão [Ramos], por si e como procuradora de seu marido, ambos residentes nesta vila de Ílhavo, em 10 de janeiro de 1893.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00052
Title type
Atribuído
Date range
1893-01-10 Date is certain to 1893-01-10 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 47-47v
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca, [feita] nesta vila de Ílhavo e cartório [do tabelião], [onde] foram pessoalmente presentes de uma parte como primeiro outorgante credor João dos Santos Marnoto o [Toninha], casado, proprietário, residente [à data da escritura] nesta vila de Ílhavo, e da outra parte, como segunda outorgante devedora Maria da Ascensão [Ramas], casada, costureira, residente nesta vila, por si e como procuradora de seu marido João Maria Bizarro dos Santos, [marítimo], residente em Sesimbra. [Foi emprestada] a quantia de cento e trinta mil reis, [a um] juro anual na razão de sete porcento, [vencido desde a data da escritura]. [A devedora hipotecava] metade de uma casa térrea, sita na Rua Direita, Viela do Panasco desta vila e freguesia de Ílhavo, a confrontar essa metade do norte com Luísa Fragata, viúva de José dos Santos Louro, do sul com Maria Rosa Fragata, solteira, do nascente com a dita Viela do Panasco e do poente com herdeiros de Bernardo Francisco Faúlho Rasoilo. [Era uma propriedade] alodial, [podia] render anualmente quatro mil e quinhentos reis e [calculava] o seu valor venal em cento e cinquenta mil reis. [A devedora obrigava-se] a segurar o prédio hipotecado numa das melhores companhias contra incêndios e a mantê-lo no mesmo seguro [até um valor de] trezentos mil reis. [Foram] testemunhas Manuel Maria da Rocha e Alfredo José dos Santos, ambos [ilegível] alfaiates, residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:18
Last modification
07/06/2017 10:26:12