Available services

Escritura de compra que faz o [Ilustríssimo] João Procópio de Carvalho, farmacêutico a António Gomes de Pinho e mulher todos desta vila de Ílhavo, em 2 de janeiro de 1893.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00043
Title type
Atribuído
Date range
1893-01-02 Date is certain to 1893-01-02 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 38v-39v
Scope and content
Escritura de compra, [feita] nesta vila de Ílhavo e cartório [do tabelião], [onde] foram pessoalmente presentes de uma parte como primeiro outorgante comprador o [Ilustríssimo] João Procópio de Carvalho, solteiro, farmacêutico, e da outra parte como segundos outorgantes vendedores António Gomes de Pinho, carpinteiro, e mulher Inocência Rosa de Jesus Peixa, costureira, todos residentes nesta vila de Ílhavo. [Foi comprada] metade [de um] prédio de casas altas, sitas na Praça do Pão desta vila de Ílhavo, sendo essa metade a que fica do lado do poente, junto ao prédio de D. Crisanta da Conceição e compreendia: no andar [rés-do-chão], a casa onde [à data da escritura] se [achava] a farmácia pertencente ao comprador, cozinha, saguão e viela, que dá servidão para a casa, e no andar superior a sala grande, quartos contíguos e bem assim a escada com mais as seguintes [ile?ivel]: [tirada] uma linha reta a partir do patamar da [ilegível] ao peão da chaminé, aí junto ao [mesmo] peão, [havia] um espaço de um metro e quarenta centímetros, a contar da parede mestra-[frente] ao [mesmo] peão, e dois metros e oitenta e seis centímetros a contar da parede mestra transversal ao mesmo peão. No andar inferior [tinha] as mesma dimensões. [A] metade vendida compreendia as três portas e três janelas que se [viam] externamente e confronta do norte e nascente com a outra metade do prédio, que [à data da escritura ia] ser vendida a Casimirio Ferreira da Cunha, do sul com a praça pública e do poente com D. Crisanta da Conceição Gomes Madaíl. [A metade da casa] era alodial, [podia] render anualmente doze mil [12.000] reis [e foi vendida] pelo preço de quatrocentos mil [400.000] reis. [Foram pagas as despesas inerentes à operação]. [Foram] testemunhas Manuel da Rocha Lavadinho, casado, empregado da alfândega reformado, residente nesta vila de Ílhavo, que assina a rogo da vendedora, Alfredo José dos Santos, casado, alfaiate, e António Nunes Carlos, casado, empregado público, ambos residentes nesta mesma vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:14
Last modification
07/06/2017 10:26:12