Available services

Escritura de doação entre vivus com imediata transferência de domínio e posse e reserva de usufruto que faz Luísa Benedita da Conceição, solteira à sua afilhada Maria da Conceição Benedita, também solteira, ambas de maior [de] idade, residentes nesta vila de Ílhavo, em 12 de dezembro de 1892.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00032
Title type
Atribuído
Date range
1892-12-12 Date is certain to 1892-12-12 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 28v-29v
Scope and content
Escritura de doação entre vivus com imediata transferência de domínio e posse e [reserva] de usufruto, [feita] nesta vila de Ílhavo, Rua Direita, e casas de residência de Luísa Benedita da Conceição, solteira, [onde] foram pessoalmente presentes de uma parte, como primeira outorgante doadora, aquela Luísa Benedita da Conceição, solteira, costureira, e da outra parte, como segunda outorgante donatária, sua segunda prima e afilhada Maria da Conceição Benedita, também solteira, costureira, ambas maior de idade, residentes nesta casa. [A segunda outorgante era] filha [da] prima [da primeira outorgante] outra Luísa Benedita da Conceição, falecida [à data da escritura]. [A primeira outorgante doava] irrevogavelmente, com imediata transferência de domínio e posse à [segunda outorgante] este assento de casas térreas, onde [a] doadora [vivia] em companhia da [segunda outorgante], com seu pátio e mais pertenças, sito nesta Rua Direita, desta vila e freguesia de S. Salvador de Ílhavo, a confrontar do norte com Joana Vitorina da Conceição, do sul com Joana Vitorina Bocaca, do nascente vila de consortes, e do poente com a dita Rua Direita, [era] alodial, [podia] render anualmente quatro mil e quinhentos [4.500] reis, e [calculava-se] o seu valor venal em cento e cinquenta mil [150.000] reis. [A doação era feita com a condição da] doadora [reservar] para si [durante a sua vida] o usufruto do prédio doado, que [a segunda outorgante continuar] a viver em companhia [da doadora, tratando-a bem]. [Foram] testemunhas João Gomes dos Santos Regueira, solteiro, negociante, residente em Ílhavo, que assina a rogo da doadora, João Rodrigues Bartolo e José Alípio Barreto, ambos casados, marítimos, residente também nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:12
Last modification
07/06/2017 10:26:12