Available services

Escritura de doação entre vivus com imediata transferência de domínio e posse e reserva de usufruto que faz Maria Nunes de Castro, viúvo de Manuel Nunes Torrão, de Vale de Ílhavo de Cima, em 10 de dezembro de 1892.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00031
Title type
Atribuído
Date range
1892-12-10 Date is certain to 1892-12-10 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 27v-28v
Scope and content
Escritura de doação entre vivus com imediata transferência de domínio e posse e [reserva] de usufruto, [feita] neste lugar de Vale de Ílhavo de Cima desta freguesia e concelho de Ílhavo e casas de residência de José Pedro Ribas, [onde] foram pessoalmente presentes de uma parte como primeira outorgante doadora Maria Nunes de Castro, viúva de Manuel Nunes Torrão, propriretária, e de outra parte como segundos outorgantes donatários sua irmã e cunhado Maria Rosa Nunes de Castro e marido dito José Pedro Ribas, lavradores, aqui residentes nesta casa deste lugar de Vale de Ílhavo de Cima, freguesia de Ílhavo. [A] primeira outorgante [doou] irrevogavelmente, com imediata transferência [aos segundos outorgantes] o seguinte prédio: uma terra lavradia, denomiada “o Aido do Campo”, sita em Vale de Ílhavo de Baixo desta freguesia, a confrontar do norte com caminho público, do sul com herdeiros de Joaquim Gomes da Silva Valente, do nascente com José Migueis e do poente com levada de água e caminho público, [sendo] este prédio [era] de natureza de prazo, foreiro a Alberto Ferreira Pinto Basto, do Paço da Ermida, ao qual se paga o foro anual de trezentos [300] reis, [podia] render anualmente seis mil [6.000] reis, e [tinha] o valor venal de duzentos mil [200.000] reis. [A doação fazia-se, desde que a] doadora [reservasse] para si, enquanto [fosse] viva o usufruto do prédio [e] que [os] segundo outorgantes [fossem] obrigados a tratar [da] doadora. Se o rendimento do prédio doado não [fosse] suficiente [os segundos outorgantes seriam] obrigados a prover sustento [à primeira outorgante]. [Foram pagas as despesas inerentes à operação]. [Foram] testemunhas José Ferreira Solha, casado, lavrador, residente em Ílhavo, que assina a rogo da doadora, Manuel Marques da Silva, casado, proprietário, residente na Lavandeira, freguesia de Soza, que assina a rogo da donatária, Francisco Ferreira [Moura], viúvo, lavrador, residente em Ílhavo, e Manuel Fernandes Teixeira, casado, lavrador, residente neste lugar de Vale de Ílhavo de Cima, freguesia de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:12
Last modification
07/06/2017 10:26:12