Available services

Escritura de contrato que entre si fazem João Ferreira Laranjeira, mulher, e Rosa Maria, viúva de António da Costa, todos residentes na freguesia de Nariz, em 7 de dezembro de 1892.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00028
Title type
Atribuído
Date range
1892-12-07 Date is certain to 1892-12-07 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 25-25v
Scope and content
Escritura de contrato, [feita] nesta vila de Ílhavo e cartório [do tabelião], [onde] foram pessoalmente presentes João Ferreira Laranjeira e mulher Angélica Rosa, lavradores, residentes no Roque de Nariz, e Rosa Maria, viúva de António da Costa, lavradores, residente no lugar de Verba, todos da freguesia de Nariz. [O casal e a viúva outorgantes tinham, cada um, um filho, de nome, respetivamente, Manuel e Martinho, que seriam chamados para o serviço militar no ano da data da escritura]. [No caso de qualquer um assentar praça por obrigação], eles outorgantes [obrigavam-se] a concorrer e [cotejar-se] em partes iguais para darem áquele de seus filhos [que fosse obrigado a assentar praça] a quantia de noventa mil [90.000] reis […]. [Caso for dada a hipótese dos seus filhos mancebos poderem substituir o assentamento de praça por outra forma dentro da lei] eles outorgantes seus pais se [obrigavam] a concorrer da mesma forma e [cotejar-se] em partes iguais para pagarem o preço devido [dessa forma legal de substituição do assentamento de praça]. [Caso qualquer dos mancebos falecesse antes da atribuição do assentamento de praça o outorgante] pai ou mãe do mancebo falecido [ficaria] isento de qualquer pagamento [estabelecido nesta escritura]. [Os outorgantes hipotecavam os seus bens para cumprimento desta escritura]. [Foram] testemunhas Manuel Procópio de Carvalho, casado, distribuidor postal, residente em Ílhavo, que assina a rogo do outorgante Laranjeira, Alexandre Maria Neves, casado, [pescador], residente em Ílhavo, que assina a rogo da outorgante Angélica Rosa, Alfredo José dos Santos, casado, alfaiate, residente em Ílhavo, que assina a rogo da outorgante Rosa Maria, viúva, Domingos Pereira Ramalheira, casado, distribuidor postal, e José Maria Cândido da Silva, casado, sapateiro, ambos também residentes nesta vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:11
Last modification
07/06/2017 10:26:12