Available services

Testamento que faz João Martins, viúvo, empregado na fábrica da Vista Alegre residente no lugar da Apeada desta freguesia de Ílhavo, em 7 de dezembro de 1892.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00027
Title type
Atribuído
Date range
1892-12-07 Date is certain to 1892-12-07 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 24-25
Scope and content
[Escritura de] testamento, [feita] neste lugar da Apeada, desta freguesia e concelho de Ílhavo e casas de residência de João Martins, [onde] foi pessoalmente presente [o testador] aquele João Martins, viúvo, empregado na fábrica da Vista Alegre, aqui residente. [Desejava o testador] que o seu funeral se [fizesse] conforme o uso desta sua freguesia, que dentro do prazo de um ano [depois do seu falecimento] se [mandassem] rezar, por [sua] alma, vinte e cinco missas [e outras] vinte e cinco [por alma de suas mulheres falecidas], todas de esmola ordinária e ditas de uma só vez. [O testador] foi casado duas vezes, em primeiras núpcias com Maria da Conceição, e em segundad com Ana Joaquina [e ambos os matrimónios não deram quaisquer filhos, nem o testador tinha outros herdeiros naturais]. [Deixava] a sua cunhada Quitéria Rosa, viúva, irmã da segunda mulher dele testador, a qual tem vivido em companhia dele testador, o assento de casas e aido em que ele testador [vivia], com seu pátio, poço, currais [e abegoarias], sito neste lugar da Apeada, freguesia de Ílhavo, a confrontar do nascente com a estrada [distrital], do poente com Luís Francisco da Picada, do norte com José Nunes [Agras] e do sul com António Francisco Morgado, e todos os [bens] móveis [que estiverem dentro do mesmo assento, na data do seu falecimento]. [Instituía como herdeiros no resto dos seus bens] os seus irmãos Joaquim Martins, Maria de Jesus, Mariana de Jesus, residentes no Lombomeão, freguesia de Vagos, a sua sobrinha Teresa de Jesus, solteira, maior, filha de sua irmã Feliciana, já falecida, residente no lugar da Ermida desta freguesia de Ílhavo. [Foram] testemunhas José António Angeja, casado, empregado na fábrica da Vista Alegre, onde [residia], que assina a rogo do testador, [Henriques] André Gomes, solteiro, carpinteiro, residente nesta vila de Ílhavo, António Maria Morgado, casado, empregado na mesma fábrica, residente na Ermida, José Nunes [Agras], casado, seareiro, Manuel Simões Ruivo, casado, lavrador, residentes neste lugar da Apeada e António Francisco Morgado, casado, também empregado na fábrica da Vista Alegre, residentes neste mesmo lugar da Apeada.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:11
Last modification
07/06/2017 10:26:12