Available services

Escritura de quitação e destrate que faz Maria de Jesus, viúva de Manuel Gonçalves Marques, do lugar e freguesia de Oliveirinha, a João Nunes Pinguelo o Manica, viúvo, desta vila de Ílhavo, em 5 de novembro de 1892.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00024
Title type
Atribuído
Date range
1892-12-05 Date is certain to 1892-12-05 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 21-22
Scope and content
Escritura de quitação e destrate, [feita] nesta vila de Ílhavo, Rua Nova e casas de residência de José Simões Chuva, [onde] foram pessoalmente presentes de uma parte como primeira outorgante Maria de Jesus, viúva de Manuel Gonçalves Marques, proprietária, residente no lugar e freguesia de Oliveirinha, e da outra parte como segundo outorgante João Nunes Pinguelo o Manica, viúvo, lavrador, aqui residente. [Foi feita uma escritura de dinheiro a juros] de um de agosto de mil oitocentos e setenta e oito, lavrada na nota do tabelião que foi desta vila, Ramos de Loureiro, [na qual os segundo outorgante e a sua falecida mulher se constituíram como devedores do marido falecido da primeira outorgante na] quantia de um conto de [1.000.000] reis, mediante o juro de seis porcento [6%], tendo hipotecado [o segundo outorgante e sua falecida mulher] assentos de casas e aidos. [A condição de credor passou para a primeira outorgante nas partilhas feitas depois do falecimento do seu marido]. [O segundo outorgante pagou a quantia devida à primeira outorgante, pelo que esta escritura procedia ao destrate da escritura de dinheiro a juro, procedendo também ao] cancelamento do registo hipotecário. [Foram pagas as despesas inerentes à operação]. [Foram] testemunhas o [Ilustríssimo] António da Rocha Martins, casado, professor do ensino primário, residente nesta vila, que assinou a rogo da ex-credora, Manuel de Oliveira Vidal, viúvo, soldado da guarda fiscal, residente também nesta vila, que assinou a rogo do ex-devedor, João Borges Cardoso, casado, alfaiate, e Manuel da Rocha Facão, casado, jornaleiro, ambos residentes também nesta vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:11
Last modification
07/06/2017 10:26:12