Available services

Escritura de compra e remissão de foro que faz a [Excelentíssima] D. Joaquina d'Avillez Teixeira Pinto Basto, solteira, maior, residente na cidade do Porto, a Manuel José de Oliveira Pio, mulher, e outra resides nesta vila de Ílhavo, em 4 de dezembro de 1892.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00022
Title type
Atribuído
Date range
1892-12-04 Date is certain to 1892-12-04 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 19-20v
Scope and content
Escritura de compra e remissão de foro, [feita] nesta vila de Ílhavo e cartório [do Tabelião], [onde] foram pessoalmente presentes de uma parte como primeiro outorgante o [Excelentíssimo] Duarte Ferreira Pinto Basto, casado, proprietário, residente na Vista Alegre, desta freguesia e concelho de S. Salvador de Ílhavo, na qualidade de procurador substabelecido da compradora, a [Excelentíssima] D. Joaquina d'Avillez Teixeira Pinto Basto, solteira, maior, proprietária, residente na Rua da Rainha da cidade do Porto, e da outra parte como segundos outorgantes vendedores Manuel José de Oliveira Pio e mulher Joana Rosa Nunes da Fonseca e sua cunhada e irmã Maria Nunes da Fonseca, viúva de Manuel Nunes Pinguelo Manco, lavradores, residentes nesta vila e freguesia de São Salvador de Ílhavo. [Os segundos outorgantes eram] senhores de um domínio direto com o foro de sessenta e seis litros e dois decilitros de trigo [galego], imposto numa praia e pousio sitos na Gafanha ou Gafanha de Aquém, limite desta freguesia, a confrontar do norte com Manuel Alves Russo, do sul com propriedade pertencente à fábrica da Vista Alegre, do nascente com a Cale da Ria e do poente com o areal da Gafanha. [O] prédio [pertencia] à [Excelentíssima] compradora, representada pelo [Excelentíssimo] primeiro outorgante, [que tinha cumprido o seu papel de enfiteuta, pagando] o mencionado foro. [Por esta escritura os segundos outorgantes vinham] vender e remir o foro [ao primeiro outorgante] pelo preço de sessenta mil [60.000] reis. [Foram pagas as despesas inerentes à operação]. [Foram] testemunhas Rui António da Madalena, solteiro, e Tomé Antunes, casado, ambos empregados na fábrica da Vista Alegre, o primeiro residente nesta vila, assina a rogo da vendedora Joana Rosa Nunes da Fonseca, e o segundo residente no lugar da Vista Alegre desta freguesia, assina a rogo da vendedora Maria Nunes da Fonseca, viúva, Francisco Ferreira [Mouro], viúvo, lavrador, e João Simões Morgado Júnior, casado, lavrador, aquele residente nesta vila, e este na Quinta do Picado, freguesia de S. Pedro das Aradas.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:10
Last modification
07/06/2017 10:26:12