Available services

Escritura de quitação e desoneração de hipoteca que fazem José Fernandes Preceito e mulher a favor de Fernando Eduardo Pereira e mulher, todos desta vila de Ílhavo, em 2 de dezembro de 1892.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0003/00021
Title type
Atribuído
Date range
1892-12-02 Date is certain to 1892-12-02 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 18v-19
Scope and content
Escritura de quitação e desoneração de hipoteca, [feita] nesta vila de Ílhavo e cartório [do Tabelião], [onde] foram pessoalmente presentes José Fernandes Preceito e mulher Maria dos Anjos Marcela, negociantes, residentes nesta vila de Ílhavo. Fernando Eduardo Pereira e mulher Ana Pereira da Luzia, desta mesma vila, [à data da escritura] ausentes, construíram-se devedores à outorgantes Maria dos Anjos Marcela [numa escritura de 1879/08/10 do Tabelião da vila de Ílhavo Manuel António Ramos de Loureiro] da quantia de cento e cinquenta mil [150.000] reis, mediante o juro anual de seis porcento [6%] e hipotecaram o prédio número quatro mil oitocentos setenta e oito, descrito a folhas sessenta e cinco do livro B, dezassete, tendo ficado por fiadores José dos Santos Calhão, o Rão, e mulher Ana Pereira da Luzia, também desta vila, que por sua parte hipotecaram o prédio número quatro mil oitocentos setenta e nove descrito a folhas sessenta e cinco verso do mesmo livro, [sendo] esta hipoteca registada em vinte e quatro de outubro de mil oitocentos e setenta e nove a folhas cento setenta e três do livro C, quatro, sob o número mil quatrocentos e oito. Pela escritura de quatro de junho de mil oitocentos e oitenta e dois, lavrada a folhas trinta e uma verso do livro sessenta e seis das notas do Tabelião Loureiro, os referidos Fernando Eduardo Pereira e mulher se constituíram devedores a eles outorgantes Preceito e mulher, da quantia de cento e vinte e sete mil [127.000] reis, a juro de seis porcento [6%] ao ano, dando por hipoteca o prédio número seis mil quinhentos e oitenta e três, descrito a folhas cento e vinte verso do livro B, vinte e um, [sendo] a hipoteca regista em dezassete de junho de mil oitocentos e oitenta e dois, a folhas trinta e oito verso do livro C, [com] o número dois mil e três. [Os] outorgantes [declararam] que ambas as mencionadas quantias já foram integralmente pagas, [pelo que davam como cancelados os] registos hipotecários. [Foram pagas as despesas inerentes à operação]. [Foram] testemunhas Alexandre Maria Neves, casado, [ferrador], e Henrique António de Abreu, casado, carpinteiro, ambos residentes nesta vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:02:10
Last modification
07/06/2017 10:26:12