Available services

Escritura de divisão e demarcação que fazem Manuel Nunes Ferreira Gordo e mulher, e João Ferreira Patrão e mulher, todos desta vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0002/00034
Title type
Atribuído
Date range
1892-10-19 Date is certain to 1892-10-19 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 37v a 38
Scope and content
Escritura de divisão e demarcação, sendo intervenientes, como primeiro outorgante Manuel Nunes Ferreira Gordo e mulher Maria da Anunciação Bastos, proprietários e de outra parte, como segundos outorgantes, João Ferreira Patrão e mulher Maria Rosa de Jesus, lavradores, todos maiores de idade, residentes nesta vila. E logo pelos outorgantes foi dito que no inventário orfanológico [que] se procedeu por morte de Maria Borges Santa, solteira, maior, mentecapta, moradora que foi nesta mesma vila, da qual o segundo outorgante marido era tutor, foi adjudicado a eles outorgantes, um prédio de terra lavradia, sita na Barca do Juncalanho, limite desta freguesia de Ílhavo, que [confrontava] a norte com José Ferreira Bigões, a sul com Paulo Borges Malta, a nascente e poente com caminho de servidão. Este mesmo prédio foi descrito no referido inventário sob o número 3, no valor de 160 mil reis e dele pertenceram 4 quintas partes aos primeiros outorgantes, como compradores da quotas hereditárias dos herdeiros da falecida e a restante quinta parte pertence aos segundos outorgantes, como consta do dito inventário. Os outorgantes procederam à divisão e demarcação do mesmo prédio, amigavelmente, vindo [por este meio] legalizar este ato, da seguinte forma: de todo o prédio formaram 5 partes iguais, sendo 4 quintas partes para os segundos outorgantes. A outra quinta parte, na qual está incluída a rigueira, que fica do lado norte, mede pela [testeira] da parte do nascente 10 metros e 25 centímetros de largura, e da [testeira] da parte poente 10 metros e 90 centímetros. Foram testemunhas presentes o [Ilustríssimo] Joaquim Augusto de Novais, viúvo, secretário da administração deste concelho, José Maria da Silva, casado, negociante e Domingos Alves Moreira, casado, polícia fiscal, ambos também residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0002
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:01:35
Last modification
07/06/2017 10:26:12