Available services

Escritura de composição que fazem Remígio António Bilhano, viúvo, da vila de Ílhavo, com Luís Nunes Vidal, do Vale de Ílhavo de Cima e tutor dos órfãos Manuel dos Santos Torrão e [ilegível] tutor Vicente da Silveira, do Vale de Ílhavo de Cima, termo de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0013/00016
Title type
Atribuído
Date range
1834-12-13 Date is certain to 1834-12-13 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 20v a 22
Scope and content
Escritura de composição, sendo intervenientes Remígio António Bilhano [testamenteiro] e Luís Nunes Vidal e Vicente da Silveira e de outra parte Luís Nunes Vidal e Vicente da Silveira como administrador e tutor do órfão Manuel e filho que ficou de Manuel dos Santos Torrão o Marujo, do lugar de Vale de Ílhavo de Cima. E logo pelo primeiro outorgante foi dito que próxima a hora da morte fez seu testamento [ilegível] Luísa dos Santos Torrão, solteira, sui júris […] diante do reverendo coadjutor que foi da vila de Ílhavo Joaquim Rodrigues da Silva e Figueiredo em que dispunha de sua alma e mais deixava a seu irmão, hoje falecido, 4 mil e 800 reis e aos órfãos deste outra igual quantia. Deixa mais a dispor, mais não deixou declarado no testamento, os bens de raiz, mas a ele testamenteiro lhe disse em sua vida que os ditos bens os deixava aos seus sobrinhos, porém como tanto o seu irmão Manuel dos Santos Torrão como a sobrinha Maria, filha do dito irmão, são falecidos, ficando somente o órfão Manuel Torrão, herdeiro de Manuel dos Santos Torrão, e o mesmo se encontra em casa de Luís Nunes Vidal que é o que administra, concordou com ele a fazer a composição e entregar-lhe as ditas duas moedas, a saber: meia moeda [ilegível] e moeda e meia [ilegível], em 3 pagamento, meia moeda em cada ano pelo São Miguel e entregar-lhe os ditos bens de raiz que são: uma terra na chousa, que levava de semeadura 2 alqueires e que [confrontava] com a viúva do Pio e a sul com Dona [Ana] Antónia; outra terra, sita na Légua, que levava de semeadura 4 alqueires e que [confrontava] a norte com Polónia do Cartaxo e a sul com Pedro António Castanho; um bocado de pinhal, sito na [presa], que [confrontava] a norte com Gabriel André Patoilo e a sul com herdeiros de Dona Rosa, da Cidade de Aveiro. Sendo que pertencia ao dito herdeiro estes bens que o testamenteiro tinha na lembrança assim como todos os outros bens que pertenciam à dita Luísa dos Santos Torrão, os quais todos de boa e livre vontade cede no órfão por lhe pertencerem os ditos bens, à exceção dos bens móveis deixados para cumprimento [ilegível] a ele testamenteiro. Esta escritura foi aceite tanto pelo administrado como pelo tutor do órfão. O órfão também aceitava a referida escritura e protestava não repetir ao dito testamenteiro, em tempo algum, mais coisa alguma da dita herança da sua tia. Foram testemunhas presentes Luís Ferreira Solha e Francisco da Silva Gordo, ambos do Vale de Ílhavo de Cima, termo de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 11:11:21
Last modification
02/06/2017 11:14:26