Available services

Escritura de aforamento em fateuzim perpétuo que faz António Máximo Rangel de Quadros, da cidade de Aveiro, a José Fernandes Menício e sua mulher Maria da Conceição, da dita cidade.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0013/00011
Title type
Atribuído
Date range
1834-11-22 Date is certain to 1834-11-22 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 14 a 15v
Scope and content
Escritura de aforamento [em] fateuzim perpétuo, sendo intervenientes António Máximo Rangel de Quadros [senhorio], da Cidade de Aveiro e José Fernandes Menício e sua mulher Maria da Conceição [aforantes], da Cidade de Aveiro. E logo pelo senhorio foi dito que era senhor e possuidor de umas casas altas, sitas ao princípio da Rua Direita da mesma cidade, e da parte esquerda indo da costeira de São Miguel para a dita rua, que confrontavam a norte com António Joaquim [Churinca], a sul com os foreiros José Fernandes Menício e sua mulher, a nascente com a Rua do Hospital e a poente com a mesma Rua Direita, com seu quintal pegado nas mesmas casas e todos os seus pertences, servidões e logradouros novos e velhos e por isso estava justo e contratado com os segundos outorgantes a lhes aforar [em] fateuzim perpétuo as ditas casas. Estas propriedades foram aforadas pelo foro anual de 14 mil e 400 reis. O pagamento do foro seria feito anualmente por dia de São Miguel. Os aforantes obrigavam-se a trazer sempre bem tratado e amanhado para que o foro estivesse sempre seguro. Davam como segurança de pagamento as melhores das ditas casas e o seu assento pegado que por bem conhecido não se confrontava. Foram testemunhas presentes Manuel Ferreira Gordo, João dos Santos Branco, este desta vila da Ermida e aquele da vila de Ílhavo e José Fernandes Menício.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 11:11:19
Last modification
02/06/2017 11:14:26