Available services

Escritura de confissão de dívida à razão de juro que fazem João de Oliveira Vidal e sua mulher Maria Nunes de Castro, de Vale de Ílhavo de Cima, termo de Ílhavo ao credor Luís António Gonçalves Lomba, desta vila, da quantia de 95 mil e 210 reis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0011/00014
Title type
Atribuído
Date range
1831-08-14 Date is certain to 1831-08-14 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 18v a 20
Scope and content
Escritura de confissão de dívida à razão de juros, sendo intervenientes Luís António Gonçalves Lomba [credor] e João de Oliveira Vidal e sua mulher Maria Nunes de Castro [devedores], do lugar de Vale de Ílhavo de Cima, termo da vila de Ílhavo. E logo pelos devedores foi dito que para remirem suas vexações se tinham valido do credor para este lhes emprestar uma certa quantia de dinheiro, trigo galego e uma junta de bois e que estando as contas feitas até à data desta escritura, os devedores estavam em débito para com o credor da quantia de 25 mil e 210 reis. Como não tinham dinheiro para satisfazer a referida dívida e por esta escritura confessavam-se como devedores da referida quantia à razão de juros de 5 por cento. Os devedores eram obrigados a pagar de juros anuais a quantia de 4 mil e 760 reis. Davam como segurança de pagamento o seu assento de casas térreas com todos os seus pertences, sitas no Vale de Ílhavo de Cima, que confrontavam a norte com Maria Nunes da Cruz e a sul com Manuel Nunes Adão, a nascente com estrada que vai para Salgueiro e a poente com estrada pública. Apresentaram ainda como seu fiador António de Oliveira Vidal, do dito lugar de Vale de Ílhavo de Cima, o qual hipotecou umas casas, sitas no dito lugar de Vale de Ílhavo de Cima, com seus pertences, que confrontavam a norte com Manuel Nunes Adão e a sul com estrada pública. Foram testemunhas presentes Manuel António Ribeiro e João dos Santos Branco, ambos desta vila e José Nunes Gordo, desta vila.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 11:08:39
Last modification
02/06/2017 11:14:25